Sacramento é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, na microrregião de Araxá e distante 455 Km de Belo Horizonte,
Apesar de pequena – são poucos mais de 26 mil habitantes – a cidade de Sacramento (MG) é famosa para quem gosta de ecoturismo e turismo de aventura, por causa de suas belezas naturais.
Sacramento (MG)
Sacramento é bem frequentada por turistas, principalmente porque é uma das portarias do parque Nacional da Serra da Canastra, juntamente com outras cidades mineiras como São Roque de Minas, São João Batista e São José do Barreiro.
O parque, por ser rico em cachoeiras, lagos, fauna e flora, onde também está a nascente do Rio São Francisco, é um dos principais do país, e tanto reconhecimento acabou fazendo de Sacramento um destino obrigatório na rota de quem gosta de explorar o interior de Minas Gerais.
A cidade tem mais de 200 cachoeiras e algumas delas têm grande destaque. A maior e principal delas é a Cachoeira Casca D’anta, com 186 metros.
É a maior queda livre do Rio São Francisco. Os turistas que a frequentam são atraídos não só para banho, mas também para fazer ecoturismo, trilhas e birdwatching, um passeio para observação de aves em seu habitat natural.
Outra cachoeira famosa é a Azulim, que tem 10 metros de queda, ponto de esportistas, lá um dos esportes mais praticados é o canionismo, ou seja, a exploração de cânions.
A prática consiste em percorrer cursos d’água, na vertical ou na horizontal, passando por diferentes obstáculos. O slackline, adaptado para ser praticado sob a água, é outro esporte que leva turistas ao local.
Outras cachoeiras conhecidas e abertas à visitação são a São João Inácio (17 metros de queda) e a Parida (15 metros de queda).
Além desses locais, Sacramento tem outros pontos turísticos naturais como as represas de Rifaina, Igarapava, Jaguará e Peixoto, e grutas, com destaque para a Gruta dos Palhares, conhecida por ser a maior gruta de arenito da América Latina.
Fora as belezas naturais, a cidade também tem charme e encanto próprios. Andando pelas ruas, não é raro perceber uma presença forte da arquitetura colonial, vista tanto nas construções quanto nas decorações.
Outra característica de Sacramento é a presença de igrejas dos séculos XVIII e XIX, e do primeiro Centro Espírita do Brasil, que faz da cidade também um destino para o turismo religioso.