Cancro - Dia Nacional de Combate ao Câncer - Diagnóstico do câncer de pele - prevenção do câncer de pele - Cultura Alternativa

Taxas de câncer devem aumentar 77% até 2050

Cancro


Prevê-se que os casos globais de cancro aumentem cerca de 77% até meados do século, afirmaram na quinta-feira as autoridades de saúde da ONU, destacando o fardo crescente da doença. 


Prevê-se que haja mais de 35 milhões de casos de cancro em 2050, acima dos 20 milhões estimados em 2022, de acordo com os últimos números da Agência Internacional de Investigação sobre o Cancro ( IARC) , um ramo especializado da Organização Mundial de Saúde das Nações Unidas ( OMS)

O aumento reflecte o envelhecimento e o crescimento da população, bem como alterações na exposição das pessoas a factores de risco. O tabaco, o álcool e a obesidade são factores-chave, juntamente com a poluição atmosférica .

Prevê-se que os países mais ricos registem o maior aumento absoluto de lesões, prevendo-se mais 4,8 milhões de novos casos em 2050.

No entanto, os países de rendimento baixo e médio deverão registar um aumento proporcional mais elevado de câncer, enquanto se prevê que a mortalidade quase duplique.

As estimativas do Observatório Global do Cancro da IARC baseiam-se nas melhores fontes de dados disponíveis de 185 países e abrangem 36 formas diferentes de cancro.

Foram publicados juntamente com um inquérito da OMS a 115 países que mostrou que a maioria não financia adequadamente os serviços prioritários de cancro e de cuidados paliativos como parte da cobertura universal de saúde.

Cancro

Cânceres comuns em todo o mundo

Dez tipos de feridas representaram colectivamente cerca de dois terços dos novos casos e mortes a nível mundial em 2022, afirmou a IARC.

O câncer de pulmão foi a forma mais comum em todo o mundo, com 2,5 milhões de novos casos.

Foi responsável por mais de 12 por cento de todos os novos casos e 18,9 por cento das mortes, 1,8 milhões, tornando-se a principal causa de morte por cancro.

O cancro da mama feminino ficou em segundo lugar em termos de ocorrência, com 2,3 milhões de casos, em todo o mundo ou 11,6 por cento, mas foi responsável por 6,9 por cento das mortes.

Outros tipos de câncer comuns foram câncer colorretal, de próstata e de estômago .

O câncer colorretal foi a segunda principal causa de morte por câncer, seguido pelo câncer de fígado, mama e estômago.

A lesão do colo do útero foi o oitavo cancro mais comum a nível mundial, a nona principal causa de morte por cancro e o cancro mais comum em mulheres em 25 países, muitos dos quais estão na África Subsariana.

Com informações ONU

Cultura Alternativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *