Terapia com música reduz depressão em crianças e adolescentes

Na pesquisa, as crianças e adolescentes que receberam a musicoterapia melhoraram a autoestima e tiveram a depressão diminuída.

 

Jovens com problemas comportais e emocionais demonstraram melhora significativa após passarem por terapia com música, conforme mostra estudo realizado pela Queen University Belfast, em parceria com a Northern Ireland Music Therapy Trust. Na pesquisa, as crianças e adolescentes que receberam a musicoterapia melhoraram a autoestima e tiveram a depressão diminuída.

Pesquisa afirma que ouvir música reduz ansiedade de pacientes em 
hemodiálise

Os pesquisadores também descobriram que aqueles que receberam a terapia com música tinham melhorado habilidades comunicativas e interativas em comparação com os que passaram por terapias tradicionais.

Participaram do estudo, feito entre março de 2011 e maio de 2014, 251 crianças e jovens divididos em dois grupos: 128 passaram por cuidados habituais, enquanto 123 fizeram a terapia de música. Todos estavam em tratamento em decorrência de problemas emocionais de desenvolvimento ou de comportamento. Os resultados iniciais sugeriram que os benefícios são evidentes a longo prazo.

— Este estudo é muito significativo em termos de tratamentos eficazes para crianças e jovens com problemas de comportamento — disse o professor que liderou o estudo, Sam Porter.

A equipe de investigação agora irá estudar para verificar o custo-benefício da musicoterapia em relação a outros tratamentos.

 

Fonte http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/noticia/2014/10/terapia-com-musica-reduz-depressao-em-criancas-e-adolescentes-4627143.html