Um tour por Portugal – LAGOS, CABO DE SÃO VICENTE, ALBUFEIRA

Um tour por Portugal Algarve

Um tour por Portugal Algarve – Nossa amiga Claudia Dias vai nos apresentar e comentar sua viagem por Lagos, Cabo De São Vicente, Albufeira.

E se você perdeu o inicio dessa jornada leia aqui
Um tour por PortugalUm tour por Portugal – Por Claudia Dias

Dia 04/09/19

LAGOS, CABO DE SÃO VICENTE, ALBUFEIRA

Saímos cedo de Lisboa rumo ao sul de Portugal. Bonitas paisagens atravessando a longa ponte sobre o rio Tejo. Chegada ao ALGARVE, na região do sul de Portugal.

Conhecemos a cidade histórica de LAGOS com seu porto de onde saíam as naus portuguesas para o Brasil e seu centro histórico cercado entre muralhas.

À tarde viajamos à ponta mais ocidental do continente europeu, entre barrancos e ventania frequente, conhecemos o CABO DE SÃO VICENTE.

Tivemos também a oportunidade de fotografar a fortaleza vizinha de SAGRES. Depois disso fomos à ALBUFEIRA, bela cidade costeira, onde você pode desfrutar de sua praia ou passear pelo seu animado centro histórico.

Um tour por Portugal – Algarve

Algarve – Do ano de 1250, banhada pelo litoral atlântico, foi reino de Portugal e reino de Algarve até o século 19. Nesse período o Rei Dom Pedro suprime o reino de Algarve e passa a ser denominada província de Algarve.

Algarve tem a maior tradição de origem árabe de todo Portugal. Tem a maior produção de laranjas e amêndoas de Portugal. Tem a mais importante produção agrícola do País. (informações prestadas pelo guia da Europamundo)

Há muitos produtos cuja matéria prima é a cortiça, além das rolhas para garrafas de vinhos, tais como bolsas, calçados, acessórios femininos, colares, pulseiras, objetos para casa, etc.

A região do Algarve é linda, a visão dos paredões e do mar, visto do alto, é a coisa mais linda, umas das vistas mais belas, nas proximidades do Cabo São Vicente.

Um tour por Portugal  Algarve

Albufeira –  Do século 8 DC. É uma cidade histórica pertencente ao Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve. Fica a mais de 250 km de Lisboa. Em 1755, foi destruída por um grande terremoto e maremoto.

Possui um porto natural na praia dos pescadores, atualmente usada pelos turistas. É uma região de belas praias. Muito turismo nacional e internacional, principalmente da Europa, sendo que 70% procedem da Inglaterra.

Tem a maior produção de laranjas de todo Portugal, com 70% de toda produção de laranjas. A atividade econômica era a pesca e atualmente é turística. (informações prestadas pelo guia da Europamundo).

Há plantações de uvas na região do Alentejo para produção de vinhos, muitas árvores de sobreiro, para produção de cortiça, sendo mais de 80% produzida nessa região. É a maior produção de cortiça do mundo.

O sobreiro á a árvore mais longeva de toda Europa, com mais de mil anos, tendo oito com mais de 2.500 anos de idade e que ainda produzem. (parte das informações prestadas pelo guia da Europamundo).

É necessário esperar 25 anos para fazer a primeira extração da casca do sobreiro. Depois, a extração deve ser feita de 9 em 9 anos para que o sobreiro se regenere completamente. Para o controle, a árvore é marcada com um número que indica o ano em que foi retirada a cortiça.

Observei que as videiras da Província de Alentejo são muito baixas.  Além dos sobreiros há muitas árvores de zinheira. Nesta região, segundo nos foi informado, tem a melhor carne de porco da Europa, o famoso porco preto. As carnes, como de vaca e de cordeiro, ficam com altíssima qualidade por causa do fruto das azinheiras. É considerada a melhor carne de Portugal.

Há muitas plantações de oliveiras também e um aroma de azeite de oliva pela estrada, por causa da fábrica.

Um tour por Portugal – Lagos

Lagos – Cidade do Distrito de Faro. Região mais afetada pelo terremoto com grande destruição, provocando ondas gigantescas, devastando a região do Algarve, destruindo grande parte de sua história.

Teve a invasão francesa, guerras napoleônicas muito fortes. Marcado pelas batalhas vencidas pelo povo através da manifestação popular, Portugal e Espanha. (Informações prestadas pelo guia da Europamundo)

Bela vila à beira mar, onde se vê muitas embarcações, como veleiros, iates, lanchas, atracados na marina. Almoçamos na cobertura do mercado, onde se tem uma bela vista do local.

Tomamos um bom vinho verde pra refrescar, pois estava muito quente, e comemos belos e gostosos pratos, embora muito demorado para nos servir, o que prejudicou o tempo para saboreá-los, pois tivemos que comer rapidamente por causa do tempo limitado para retornar ao ônibus da excursão, o que é um dos problemas de fazer passeios de excursão, pois é tudo muito corrido, não há tempo suficiente de curtir as coisas, os locais como gostaríamos.

Um tour por Portugal  Algarve

Um tour por Portugal Algarve

Sagres – Pequeno povoado, onde fica o Cabo de são Vicente, situado no extremo sudoeste de Portugal, e é o ponto mais ocidental da Europa, As origens da fortaleza remontam ao reinado de Manuel I de Portugal (1495-1521). Há falésias com mais de 120 mts de altitude, com uma beleza de tirar o fôlego, mar azul e belíssimos penhascos. Há forte ventania nesse local, alto e aberto.

Parchal – Bem próxima à Portimão, que faz parte do Distrito de Faro, região e sub-região do Algarve. Passamos o final da tarde e à noite em Parhal.

Decidimos ficar no hotel para apreciar o pôr do sol e a piscina com borda infinita, cuja vista se integra com o rio Arade. Tomamos drinks deliciosos e bonitos, combinando com as cores do maravilhoso por do sol.

Que momento sublime, além de toda beleza, chegou um rapaz tocando saxofone no deck do hotel, que fica sobre o rio, o que aumentou ainda mais a magia desse lugar.

Um tour por Portugal – Parchal

Logo após esse agradável momento, decidimos ir até a cidade para jantar. Para nossa surpresa, os restaurantes estavam fechados.

Havíamos passado por um pequeno local com nome de churrascaria, então, decidimos voltar para ir comer nesse lugar, mas fomos recepcionados pelo proprietário que nos informou ter apenas frango, o que aceitamos, pois não tínhamos opção, mas quando falamos que éramos cinco pessoas, ele disse que não tinha lugar, mesmo com a possibilidade de sentarmos em mesas separadas quando fossem desocupadas.

Entramos, e pelo menos duas pessoas sentaram-se até desocupar mais uma mesa, o que aconteceu logo depois, mas, percebemos que o proprietário fez o rapaz se sentar novamente e o serviu um café para que a mesa não fosse liberada, sequer fomos atendidas, então decidimos sair indignadas pela rejeição ou preconceito.

Voltamos correndo para o hotel, mortas de medo de ter que passar a noite com fome, mas, graças a Deus e à nossa sorte, o restaurante do hotel ainda estava aberto e pode nos servir uma pizza, ufa, foi um alívio.

Hotel: Água Hotels Riverside ****. Excelente hotel, em Parchal.

Continue acompanhando esta aventura por Portugal com a Claudia Dias.

Talvez também te interesse

Deserto do saaraMarrocos por Claudia Dias – Fes, Meknes, Volubilis, Chefchaouen  
Caminhos e descaminhos na França, O que fazer na região de ProvenceO que fazer na região de Provence – Por Claudia Dias