Vacinas em dia? Veja quais vacinas você precisa tomar

vacinas

Vacinas são uma forma de proteger o corpo de diversas doenças, ajudando o seu sistema imunológico a ficar mais resistente.


A pandemia enfrentada atualmente não propõe uma situação adequada para viagens, mas sim para um distanciamento social entre as pessoas.


Contudo, para o planejamento de futuras viagens, faz-se necessário conhecer quais cuidados precisarão ser tomados, principalmente com a saúde e o cartão de vacinas deve estar em dia para visitar alguns destinos.

Por isso, é importante que o seu cartão de vacinação esteja em dia. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo podem ser evitadas com esse tipo de prevenção.

Leia também – Febre Amarela vacina

Para saber se estão em dia, é importante ver quais são importantes em cada fase etária.

Em alguns locais do Brasil, a principal vacina exigida é contra a febre amarela – especialmente se o destino pertencer às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

São também muito importantes e recomendadas aos viajantes as vacinas: Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre tifoide, poliomielite, hepatites A e B; tétano e difteria.

A imunização contra essas e outras enfermidades é oferecida gratuitamente em unidades de saúde por meio do Sistema Único de Saúde.

Veja quais vacinas você precisa tomar

Cada fase da vida necessita ser imunizada de uma forma. Ou seja, quando criança, é importante tomar algumas vacinas, quando adolescentes outras.

Confira quais precisam ser tomadas em cada faixa etária:

  • Crianças: BCG, Pentavalente, Vacina Inativada Poliomielite, Pneumocócica, Rotavírus, Meningocócica, Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP, Vacina Oral Poliomielite, Hepatite A, Tetra Viral, Varicela Acentuada.
  • Adolescente: Meningocócica C, Febre Amarela, Tríplice Viral, HPV, Pneumocócica 23 valente, Dupla Adulto, Hepatite B.
  • Adulto: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice Viral, Pneumocócica 23 Valente, Dupla Adulto.
  • Idoso: Hepatite B, Febre Amarela, Pneumocócica 23 valente, Dupla Adulto.
  • Gestante: Hepatite B, Dupla Adulto, dTpa.

As doses das vacinas serão acompanhadas pelo médico e no cartão estarão anotadas as datas de retorno. Fique atento!

Calendário Nacional de Vacinação

Vacinas são seguras?

Febre e dor local são as reações mais comuns das vacinas. Isso não quer dizer que elas não são eficazes e seguras. Os benefícios da imunização são enormes.

Todas as vacinas antes de serem liberadas são testadas, ou seja, passam por diversos processos para serem avaliadas. Só após a sua legitima confirmação se eficácia é que ela é liberada para a população.

As imunizações evitam doenças como febre amarela, hepatites, gripes e outras. Doenças que precisam ser prevenidas constantemente, especialmente em crianças e idosos.

Leia também – Dicas para os idosos enfrentarem o frio

Toda população deve receber as vacinas gratuitamente, exceto em casos muito específicos onde elas são pagas. Campanhas de vacinação são feitas anualmente para que as pessoas possam colocar as vacinas em dia.

Se você perdeu o seu cartão, a orientação é procurar o posto de saúde onde você recebeu as imunizações para resgatar o seu histórico e fazer a segunda via. Dessa maneira você terá o controle das suas vacinas.

Mantenha as suas vacinas e as dos seus filhos em dia! Prevenir é bem melhor do que remediar!


𝓐𝓰𝓷𝓮𝓼 𝓐𝓭𝓾𝓼𝓾𝓶𝓲𝓵𝓵𝓲 – 𝓡𝓮𝓭𝓪çã𝓸 𝓭𝓸 𝓒𝓾𝓵𝓽𝓾𝓻𝓪 𝓐𝓵𝓽𝓮𝓻𝓷𝓪𝓽𝓲𝓿𝓪