Vencer na música no Brasil é muito difícil

Vencer na música no Brasil é muito difícil - Cultura Alternativa

Vencer na música no Brasil é muito difícil

Andando por Copacabana, depois, que senti fome, fui a uma lanchonete na esquina da rua Tonelero com Figueiredo Magalhães e tomei uma vitamina de abacate com uma omelete de queijo e presunto.

Antes, passei na frente do Ginger Mamut Bistrô Bar, e vi que estava tocando um músico que era conhecido na minha geração como compositor, pelo menos para estudiosos da música popular brasileira como eu. Não vou citar o nome para preservar sua identidade.

Happy Hour

Ele começa a tocar, salvo engano, no happy hour. Passei na frente do bistrô neste horário e estava super vazio. No horário da noite tinha mais gente.

Fui à sua página no Instagram e vi que tinha pouquíssimos seguidores. Vi também, que ele teve músicas gravadas por cantoras famosas como Sandra de Sá e Joana. Isso me levou a refletir.

Vencer na música no Brasil é muito difícil

Sucesso

O sucesso é para poucos. É importante, para vencer, que você esteja na hora certa, no lugar certo, para ser visto por um produtor que te lance, que veja em você potencial de mercado, pois, você se tornará um produto de consumo na arte cultura. É importante ter sorte. Depois, a competência é fundamental para mantê-lo no mercado

Quantos e quantos músicos foram gravados por famosos cantores e estão na noite tocando para ninguém ouvir percebendo o couvert, um salário medíocre.

Obviamente, você pode ficar famoso, mas, contamos nos dedos os que obtiveram sucesso e fama. A maioria vai terminar como este deste relato, e envelhecerá de forma humilde e muitas vezes solitária.

Não brigue com seu pai

Você, jovem, que acredita que pode viver de música. Você que está sendo reprimido pelos pais, saiba que estes querem o seu bem. É muito difícil você viver de música neste país. A primeira verba a ser cortada, sempre, é a verba da cultura, sempre e sempre.

Não brigue com seu pai se ele não te der apoio, se você tiver que ser famoso, você será e a história de vários músicos prova isso.

Tristeza

Tenho que confessar que fiquei completamente triste ao ver o Instagram deste compositor da minha geração. Obviamente, a gestão da sua carreira não foi correta. Se foi feita por ele ou por um produtor, não sei, mas ele faz questão de colocar no seu Instagram que morou na Europa e nos Estados Unidos.

Vencer na música no Brasil é muito difícil

Sim

Chego à conclusão que é importante você ter um emprego. Agradeço a Deus por ter sido funcionário público federal, por ter plano de saúde, por ter como me manter. É bem verdade que gostaria de ter vencido na música, mas, como muitos, não venci.

Você que toca, você que escreve, você que atua, você que pinta, saiba que viver de arte num país que não valoriza o artista, nem arte, pode dar certo, mas, para a maioria é literalmente impossível.

Disputas

A disputa de mercado a despeito do caráter é muito grande. É um derrubando o outro. Não há solidariedade nem ajuda no mercado da arte, dos esportes, enfim, vários mercados. Esteja atento, busque uma profissão que te dê suporte financeiro, plano de saúde e paz.

Anand Rao

Editor Chefe

Cultura Alternativa   

Cultura Alternativa