Você sabe o que fazer em uma crise de ansiedade?

O que fazer em uma crise de ansiedade

O que fazer em uma crise de ansiedade? Essa dúvida é muito comum. Muitas pessoas têm medo desse momento. A crise de ansiedade é séria, não devemos brincar ou deixar para lá algo do tipo.

A crise de ansiedade é o momento onde a ansiedade se manifesta em sua forma mais intensa. Durante a crise, é comum ficar com a respiração irregular, tremores no corpo, ter insônia e até taquicardia.

20 milhões de brasileiros sofre de algum tipo de ansiedade que se manifestam ainda na infância ou adolescência. Essa ansiedade com o passar dos anos e das responsabilidades tende a aumentar, nessas horas as crises começam. Afinal, você sabe o que fazer em uma crise de ansiedade?

Como saber se estou tendo uma crise de ansiedade?

Alguns sintomas comuns acontecem, são eles:

  • Sensação de afogamento ou sufocação;
  • Palpitação;
  • Falta de ar;
  • Suor;
  • Tremores;
  • Desconforto no peito;
  • Náusea;
  • Formigamentos;
  • Calafrios e sensação de calor;
  • Medo de morrer.

O que fazer em uma crise de ansiedade?  – 3 dicas simples

Ter uma crise de ansiedade independente se for a primeira ou só mais uma de várias, é algo amedrontador. De antemão, essas 3 dicas não são apenas para as pessoas que sofrem coma crise, mas também, são para quem convive com pessoas que passar por essas crises frequentemente.

Desvie sua atenção

Quando a crise da sinais que vai começar, a pessoa entra em desespero e os sintomas pioram cada vez mais. Se torna um círculo vicioso.

Ou seja, quando notar o início de uma crise, tirar o foco dos sintomas é fundamental. A melhor coisa para fazer nesses momentos é focar na respiração e fazer algo que acalme e relaxe o corpo e a mente.

Diminuir o ritmo da respiração

A princípio, diminuir o ritmo da respiração vai ser algo difícil. Entretanto, aos poucos deve ser feito. Durante a crise o batimento cardíaco fica extremamente elevado e por consequência a respiração é completamente afetada.

Inspirar e expirar lentamente é fundamental, dessa forma o coração diminui aos poucos seu batimento e o fluxo de oxigênio indo para o cérebro estabiliza.

Se distraia

Durante uma crise é comum um turbilhão de informações passar pela cabeça, esse turbilhão de informações afeta diretamente no emocional e a crise piora.

Uma dica é parar tudo o que está fazendo e focar em algo que faça bem, seja uma música, um jogo, um programa de televisão.

Em suma, tudo que é estressante, qualquer pensamento que gere alguma consequência séria deve ser evitado. Nesse momento limpar a mente é essencial.

Consideração finais

O que fazer durante uma crise de ansiedade é algo complexo, nem sempre será possível seguir as dicas citadas acima. Entretanto, tudo o que for possível para evitar ou diminuir a crise deve ser feito.

Para saber tudo o que fazer durante uma crise de ansiedade é recomendável procurar um médico, ele melhor que ninguém vai saber informar o que fazer durante uma crise de ansiedade e como tratar esse mal.

Redação – Cultura Alternativa