Cultura Alternativa em ritmos, tons, sons e magias com When Light & Shadow Meet

When Light & Shadow Meet. Luo Ning.

O disco é de Luo Ning (Pianista) com a seguinte banda em todas as faixas Tom Kennedy (baixo), Wallace Roney (trumpete) e Dave Weckl (bateria)

Conhecemos Weckl que tocou com Chick Corea em vários trabalhos. Chegamos a este CD pesquisando por Weckl no Spotify e nos deparamos com um disco que merece uma audição detalhada.

When Light & Shadow Meet – Nossa Opinião

No todo, o disco é bom. Tem alguma inovação, ,muitos tradicionalismos jazzísticos, os músicos têm técnica apurada, enfim, encanta.

Escutei com toda atenção e carinho.

Luo Ning – Músicos

Luo Ning – Luo Ning tinha 4 anos de idade quando seu pai descobriu seu talento.

Foi assim que ele começou sua jornada de música. 

Agora é um dos mais  pianistas de jazz mais conhecidos em Pequim. 

Ele tem um bit no piano originário da música clássica do JAZZ  e é famoso pela forma de tocar com entusiasmo.

Desde 1998, Luo Ning tem tocado frequentementecom nomes mundialmente conhecidos como Kenny Garrett, Jens Winther e assim por diante.

Tom Kennedy – Tom Kennedy começou a tocar baixo acústico aos nove anos de idade. Rapidamente começou a participar de apresentações com vários artistas.

No 18º aniversário, tocou com Dizzy Gillespie , Sonny Stitt , Stan Kenton , James Moody , Barney Kessel , Eddie Harris , George Russell , Nat Adderley , Peter Erskine , Bill Watrous e Freddie Hubbard .

Depois passou a participar de apresentações do mainstream jazzístico e jazz fusion progressivo.

Mudou-se para Nova York em 1984 e de lá para cá gravou com Dave Weckl , Don Grolnick , Steve Khan , Randy Brecker , Benny Green , Bucky Pizzarelli , Bill Connors , Al Di Meola , Mike Stern , Steve Ferrone, Junior Cook, entre outros.

Wallace Runey – Nasceu em 25 de maio de 1960 na Filadélfia.

É um trumpetista de jazz americano do gênero hard bop e post-bop para alguns. 

Teve aula com Clark Terry e Dizzy Gillespie e estudou com Miles Davis de 1985 até a morte deste último em 1991. 

Afirma que Miles é seu mentor.

Dave Weckl –  É um baterista americano de Jazz e Fusion. 

Nasceu em 8 de Janeiro de 1960.

Estudou jazz na Universidade de Bridgeport em Connecticut. 

O seu trabalho mais conhecido é Chick Corea’s Elektrik Band de 1985 até 1990.

Começou na cena do jazz fusion de Nova Iorque no começo de da década de 1980, Logo foi trabalhar com artistas como Paul Simon, Madonna, George Benson, Michel Camilo e Anthony Jackson. 

De 1990 para cá lançou sete álbuns solo, três deles com seu próprio nome, e os outros quatro com sua banda Dave Weckl Band. 

Também produziu uma série popular de DVDs instrucionais para bateristas.

When Light & Shadow Meet – Concepção do Trabalho

When Light & Shadow Meet, é o nome do último álbum de Luo. Diz ele “auando aprendi música clássica, gostava de peças poéticas de Debussy e Maurice Ravel. Suas peças são cheias de cores, assim como as pinturas impressionistas ”,

O album foi lançado em 06 de julho de 2018.

Apresenta nove peças que combinam temas originais de Luo com músicas clássicas de jazz. Este é o seu primeiro álbum depois de assinar com a gravadora de jazz GRP Records, uma empresa do Universal Music Group.

Gravado em Los Angeles, o novo álbum conta com a colaboração do baterista de jazz do jazz Dave Weckl, do baixista Tom Kennedy e do trompetista Wallace Roney, além de músicos de jazz chineses, incluindo o baterista Lu Xun e o saxofonista Wu Letian.“Nós tínhamos um cronograma bastante apertado, gravando cinco músicas em um dia, porque todos os músicos estão ocupados e tiveram que voar de diferentes partes do mundo para Los Angeles”, diz Luo. “A música que tocamos no estúdio é como o sol de Los Angeles, claro, quente e colorido.” Weckl esteve na China algumas vezes, mas esta foi sua primeira colaboração com um músico chinês.

When Light & Shadow Meet – Soptify

Curta o trabalho no Spotify.

Luo Ning – Músicas

Primeira Música – Muitas quebras rítmicas,  com muita harmonia e solos. Vale a pena. Mostra toda a técnica e talento dos músicos.

Segunda Música – Começa com um coral, e depois, usando a gíria de Hermeto Paschoal “quebra tudo” em termos harmônicos, melódicos e rítmicos. 

Uma composição bonita que nos encantou pela harmonia inicial caindo um pouco ao final.

Terceira Música (Stella By Starlight) – Um standard onde Luo mostra sua técnica à frente do piano. Do meio para o final há uma variação harmônica que encanta.

Quarta Música – Mais uma música norteada de ritmos, iniciando com o solo do baixista, depois, o trumpetista, enfim, um jazz tradicional com tema, improvisos e final. Não… Não é só isso. Quase no final há umas quebras rítmicas bem interessantes. Por sinal, essas quebras, são marcas do baterista Weckl. Há também uma mescla das quebras com o naipe de sopros e teclado.

Quinta Música – Amei o início, meio cool jazz, uma delícia. Até agora foi a que mais gostei. Sai do lugar comum e pulsa o coração de quem gosta de timbres. No final, há improvisos atonais voltando ao normal e fim.

Sexta Música – Inicia como música classe. Orquestrações e etc. Depois, o piano ritma e a composição normaliza, cai no lugar comum. Parece ter vários movimentos, pois, há quebras definidas no meio da composição, vai do o jazz tradicional a quebras diversas. É o lado erudito jazzístico de Luo.

Sétima Música – De novo música clássica tendo o piano como destaque. Aí cai para um lento jazz. Interessante, mas, comum.

Oitava Música – Lenta. Evolui para um jazz. Arranjo tradicional.

Nona Música (Blue in Green) – Lenta e harmônica.

When Light & Shadow Meet – Cultura Alternativa

O Cultura Alternativa é um portal de notícias que busca pautas diferenciadas. 

Nossas matérias têm uma ótica inovadora, prezamos pela exclusividade.

Somos o número um no Google, na primeira página, frente a mais de 100 milhões de resultados.

Digite “Cultura Alternativa” e se encante.

Queremos você aqui diariamente. Mude sua vida lendo pautas positivas.

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa