Tipos de Vinhos e Acompanhamentos – Tapada do Fidalgo.

Tipos de Vinhos e Acompanhamentos - Tapada do Fidalgo

Tipos de Vinhos e Acompanhamentos – Tapada do Fidalgo.

Tipos de Vinhos e Acompanhamentos – Tapada do Fidalgo. Adquiri o vinho para provar. Enviei Whatsapp para Janaína França da Adega Alentejana e ela me informou as características do vinhos. O sêlo que vem no Tapada é do Monte dos Perdigões, procurei em algum site de algum produtor e não encontrei.

 

Resolvi adquirir e não me arrependo.

 

Tipos de Vinhos e Acompanhamentos – Monte dos Perdigões

À vista de Reguengos de Monsaraz, e poucos quilômetros da histórica aldeia de Monsaraz, encontra-se o Monte dos Perdigões, fazenda onde se localiza a adega onde é produzido, recorrendo unicamente a uvas de vinhas próprias, o Tapada do Fidalgo.

 

Na posse da família Granadeiro desde 2001, o Monte dos Perdigões foi em tempos (SEC. XVI) casa de Damião de Góis e gerações mais tarde, durante a parte final do século XIX e primeira metade do século XX, o grande mestre da música portuguesa, D. Luís de Freitas Branco, que aqui compôs algumas das suas mais marcantes obras. O Monte dos Perdigões é por isso, desde sempre, um lugar marcado pela sensibilidade artística e pensamento livre.

 

O Tapada do Fidalgo é propriedade de Henrique Granadeiro que nascido no Alentejo é apaixonado pela sua terra e pelos vinhos alentejanos. Fez uma brilhante carreira como executivo em grandes empresas portuguesas.

 

Faz parte do Conselho de Administração da Fundação Eugénio de Almeida desde 1987. A sua atuação foi e é fundamental para o crescimento contínuo que a Fundação Eugénio de Almeida alcançou nestes últimos 20 anos.

 

Em 1997 realizou o sonho de produzir o seu próprio vinho ao adquirir o Monte dos Perdigões. Neste seu projeto de vida aplica os mesmos princípios de qualidade responsáveis pelo sucesso da Fundação Eugénio de Almeida.

 

Nesta bonita adega imperam materiais nobres como o mármore alentejano e o carvalho francês “allier” são vinificados e engarrafados os vinhos Tapada do Fidalgo sob o rigoroso controle de uma dedicada equipe chefiada pelo enólogo Pedro Baptista e inspirados pela visão de autor de Henrique Granadeiro.

 

Tapada do Fidalgo – Pernil de Cordeiro

Foi interessante o casamento ímpar e singular do Tapada do Fidalgo com o Pernil de Cordeiro feito no forno. Com o pernil só, meio ensosso, o Tapada sobrava. Com a comida envolta em limão foi uma experiência enogastronômica onde a harmonia se fez. Nada sobrou tudo se harmonizou.

 

O Tapada do Fidalgo tem as seguintes características:

Castas – Aragonez, Touriga Nacional e Alicante Bouschet

Cor – Granada

Na boca apresenta taninos muito macios e maduros e boa concentração. Persistente.

12 meses em barricas novas de carvalho francês.

 

Tipos de Vinhos e Acompanhamentos – Compra

A aquisição de seis garrafas foi feita na Super Adega em Brasília no SIA ao preço de R$ 54,00 (cinquenta e quatro reais).

 

Tapada do Fidalgo – Playlist Spotify

Tente escrever sempre, ouvindo música. Palavras, imagens, viagens lhe virão à cabeça e você vai ficar encantado com as frases e textos que irão nascer. Para escrever esta matéria escutei a playlist abaixo formada pela Rádio Cultura Alternativa.

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa

http://www.culturaalternativa.com.br/

LEIA TAMBÉM:

Tipos de Vinhos e Acompanhamentos – Monte do Zambujeiro.

Curso de Vinhos em Brasília – Vinhos do Alentejo.

Vinhos Portugueses – Curso de Vinhos em Brasília