12 de março dia do Bibliotecário

semana do livro mundial, dia do Bibliotecário , Biblioteca Capes

O Dia do Bibliotecário é uma data comemorada em homenagem a esta profissão tão linda e valiosa. Instituída pelo Decreto nº 84631, de 12 de abril de 1980, a data é comemorada em todo o Brasil.

A profissão é muito mais do que estar em uma biblioteca e entregar livros, requerendo até mesmo uma formação superior.

Conheça todas as curiosidades sobre esta linda profissão.

O que faz um Bibliotecário?

Formado em Biblioteconomia o bibliotecário tem como objetivo construir e trabalhar em favor do processo cultural do local onde atua.

Dessa maneira, sua função é a de realizar o gerenciamento de bibliotecas, catalogando e indexando obras, mantendo os sistemas informáticos, atender aos frequentadores do lugar sempre indicando o que há de melhor no espaço.

De fato, a profissão é um elemento de suma importância para a construção do conhecimento.

Além disso, é o Bibliotecário que pode abrir portas para um universo totalmente diferente que visa a quebra de dogmas e paradigmas visando a construção de seres pensantes.

Origem do dia

Algumas pessoas se questionam porquê a data foi escolhida justamente no dia 12 de março, contudo, a resposta é bastante convincente e satisfatória.

O dia escolhido para homenagear este profissional é o aniversário de Manuel Bastos Tigre, que nasceu em 12 de março de 1882, falecendo no ano de 1957. Este homem é considerado o primeiro bibliotecário do Brasil que exercia a sua função através de concurso público.

Ele trabalhou por muitos anos na Biblioteca Central da Universidade do Brasil assumindo sua direção.

Tigre era tão apaixonado pelo que fazia que continuou exercendo a profissão mesmo depois de aposentado, e assim, conseguiu auxiliar milhares de alunos no decorrer de todos estes anos.

Além disso, não era apenas como bibliotecário que o homenageado se destacava. Ele foi engenheiro, poeta e publicitário e desenvolveu um slogan muiti conhecido: “Se é Bayer, é bom”.

12 de março: um dia importante

Nesta data comemoramos a existência de um profissional que consegue fomentar através dos livros os sonhos e o incentivo à construção de um mundo melhor.

Um dia tão especial como este não deve passar “em branco”. Por isso, não se esqueça de homenagear aquele que se empenha para que você tenha acesso ao conhecimento e faz parte do processo de construção de sua personalidade como ser humano e cidadão.

Uma mensagem de carinho já o suficiente para este profissional saber que é reconhecido.

Redação Cultura Alternativa

Biblioteca Alternativa Herbert Lago Castelo Branco no interior do Maranhão