O início da literatura brasileira se deu por volta de 1500 com a vinda dos portugueses ao Brasil.
Devido ao fato de que as sociedades aqui existentes não possuíam qualquer representação escrita.
A literatura começa com as impressões obtidas pelos portugueses ao descobrir essa nova terra e os povos que aqui foram encontrados, esta marcou a Era Colonial da literatura brasileira, que se deu até 1808.
Essa era foi dividida ainda em Quinhentismo, Seiscentismo ou Barroco e Setecentismo ou Arcadismo.
Houve então o Período de Transição até 1836, seguido da Era Nacional que dura até os dias atuais.
Começou com o Romantismo, passando pelo Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré Modernismo, Modernismo e Pós Modernismo.
Desta forma é que a literatura foi dividida, e cada período apresentou suas próprias características, evidenciando através da literatura o contexto histórico de cada época.
Literatura Brasileira
Personagens pitorescos da literatura brasileira
Quem é que nunca ouviu falar sobre o herói preguiçoso e mau caráter Macunaíma do autor Mário de Andrade?
Ou ainda sobre o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, em que o personagem narra sua história revisando momentos marcantes de sua vida, após a morte?!
Talvez você tenha ouvido falar sobre o romance de Inocência, escrita pelo Visconde de Taynay, do nacionalismo de Policarpo Quaresma de Lima Barreto e ou até tenha lido Capitães de Areia e sofrido com as dificuldades dos meninos órfãos.
Pelas fortes características dos personagens, contexto histórico narrado e história, é que esses livros citados e tantos outros, tornaram-se parte do cinema brasileiro, e hoje é possível não só encontrá-los nos papéis como nos filmes.
Solicitações do Enem, vestibulares e provas de conhecimento
A literatura brasileira não se trata de simples contos fictícios e ilusórios, elas narram acontecimentos e características que marcaram época, fazendo da literatura uma importante fonte das histórias do Brasil.
Leia também – > Estratégias para ler textos considerados chatos
E é por este motivo que a literatura brasileira é utilizada até os dias atuais como fonte de estudo e conhecimento dos períodos e acontecimentos característicos de cada fase da história.
Os vestibulares das universidades mais importantes do país, como a Comvest e Fuvest, além do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e diversas provas de conhecimento, solicitam o conhecimento de diversos livros importantes que fazem parte da literatura brasileira.
Literatura Brasileira
Dentre os principais livros solicitados estão:
· Memórias póstumas de Brás Cubas, do autor Machado de Assis
· O cortiço, do autor Aluísio Azevedo;
· Iracema, do autor José de Alencar
· Vidas secas, do autor Graciliano Ramos;
· A relíquia, do autor Eça de Queirós;
· Minha vida de menina, da autora Helena Morley;
· Sagarana, do autor João Guimarães Rosa;
· Claro enigma, do autor Carlos Drummond de Andrade;
· Mayombe, do autor conhecido como Pepetela;
· Sonetos, do autor Luís de Camões.
Mas caso você pretenda prestar o vestibular, procure saber quais são exatamente as literaturas exigidas pela universidade em questão, afinal, pode haver variações entre cada vestibular.
Conclusão
Não há dúvidas da riqueza da literatura brasileira, seja para uma prova ou mesmo para conhecimento pessoal, estar sempre com um livro nas mãos é a garantia de muito aprendizado.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais e deixe seu comentário, caso tenha restado alguma dúvida.
Redação do Cultura Alternativa