Por que odiar Brasília?

Por que odiar Brasília?

Por que odiar Brasília? Se a capital do país fosse ainda em Salvador ou Rio de Janeiro essas cidades seriam odiadas? Creio que não, mas por que muita gente odeia Brasília?

Brasília não é só a sede dos três poderes da república, é também uma cidade com quase três milhões de moradores e uma pungente vida cultural.  Há duas explicações, minhas claro, para esse ódio que muita gente sente por Brasília; primeira explicação:

Brasília é a manifestação concreta da inteligência e capacidade brasileira, foi erguida no centro do país quando tudo aqui era desafiador, quando a biodiversidade do Cerrado era ainda desconhecida por muitos.

Brasileiros desenharam e construírem Brasília, foi um projeto que deu certo e isso causa ódio. Inteligência e sucesso nem sempre são coisas bem vindas no Brasil, aqui se valoriza a mediocridade, o arremedo, gambiarra, aqui se quer as obras nunca terminadas para ter o que falar e xingar, brasileiros, com raras exceções, são viciados em desgraças, compartilham o dia todo qualquer coisa ruim que esteja ao alcance dos dedos, mas não fazem a mesma coisa sobre o bem, sobre o sucesso, aliás, sucesso aqui incomoda, o que interessa é o fracasso, a tragédia, o sangue nos olhos.

Segundo motivo para ódio: o desprezo que o litoral do Brasil sempre teve pelo interior do país, tudo que vem do interior sempre foi visto como marcas do atraso, o interior é visto eternamente como o “Jeca Tatu”. Então para o Brasil litoral uma capital no centro do país é um atentado a “civilização” litorânea.

A questão do etnocentrismo do litoral já senti muitas vezes na pele, sou dos sertões da Bahia, ainda criança fui viver com meus pais em uma cidade do litoral, durante muitos anos vi minhas origens desprezadas, a aparência cabocla sertaneja de minha mãe sendo tratada com xenofobia. Éramos do interior, do mato, logo éramos (aos olhos de muitos) inferiores.

É bom lembrar que os políticos que atuam em Brasília são eleitos 99% em outras cidades, o que fazem aqui fariam em Salvador ou Rio de Janeiro. Não é Brasília a responsável pelas mazelas do país, são os eleitores que insistem em votar em políticos das piores espécies e como esses eleitores são covardes apontam o dedo para culpar uma cidade inteira, o covarde aponta sempre o vizinho como responsável por seus fracassos.

Brasília tem problemas como todas as metrópoles têm: concentração de renda, exclusão, violência, políticos ruins, racismo e xenofobia, mas Brasília ainda é a cidade que aponta para o lugar que o Brasil deveria já ter chegado há tempos, é a cidade das oportunidades, da valorização cultural, a cidade que acolhe muito mais que expulsa, a cidade cosmopolita de todos os sotaques e raças.

Por Ediney Santana, para o Cultura Alternativa

Artigos de Ediney Santana no Cultura Alternativa

**Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha do Cultura Alternativa.