Aplicativos para as mães
Há programas que auxiliam desde o acompanhamento do calendário de vacinação até aqueles focados na qualidade de vida
Conciliar o cuidado com os filhos, a dedicação ao trabalho e a atenção com a casa – sem falar em passeios e descanso – é um desafio para todas as mães. Muitas vezes parece que faltam horas no dia para dar conta de tudo e, diante de tantos compromissos, é normal esquecer de uma consulta ao pediatra ou não ter mais horários disponíveis para ir à academia.
Para ajudar um pouco a organizar a rotina das mães, existem muitas tarefas que podem ser resolvidas ou facilitadas via smartphone.
Muitos aplicativos para as mães para celular são destinados a ajudar na intensa demanda da vida materna. Há desde os que auxiliam a acompanhar o calendário de vacinação e horários de medicamentos até aqueles focados na qualidade de vida, que ajudam a lembrar a importância de beber água e meditar.
Entre as demais praticidades proporcionadas pela tecnologia, está a possibilidade de agilizar a compra de brinquedos e outros itens.
Aplicativos para as mães
Confira dez aplicativos sugeridos por Janete Aparecida Gurski Ranciaro, analista de Tecnologia Educacional do Colégio Marista Santa Maria, que podem ajudar na rotina das mães:
1. App Guardian: o objetivo é oferecer uma segurança maior em relação a exposição dos filhos a conteúdos impróprios. Com este aplicativo, os pais conseguem monitorar o celular do filho visualizando os aplicativos que foram baixados, administrar o tempo de uso e muito mais.
2. Medite.se: é narrado por Tadashi Kadomoto, terapeuta que faz treinamentos comportamentais no instituto que leva seu nome. O objetivo do aplicativo é desmistificar a meditação. Com um visual bem simples, é dividido por seções nas quais são passadas instruções sobre posições para meditar e sobre o quanto é importante fazer da meditação um hábito. Há uma trilha sonora leve no fundo da narração.
3. Grabr: com ele, é possível comprar produtos que não estão disponíveis ou que são muito caros no seu País. O aplicativo permite a solicitação de uma grande variedade de itens, de roupas de bebê e brinquedos infantis a eletrônicos e suplementos nutricionais.
4. Hydro: o aplicativo calcula a quantidade de líquido que o usuário necessita ingerir, considerando peso, altura, idade, e também a temperatura do ambiente. Ele também mostra gráficos diários do consumo de água.
5. Hora do Medicamento: a mãe preenche uma ficha com o nome do remédio e o intervalo entre as aplicações. No horário marcado, o programa se encarrega de emitir um aviso sonoro. Ele também apresenta uma relação de locais que vendem o medicamento com menor preço.
6. Imamãe Workout: desenvolvido para ajudar a mulher a voltar à forma no período pós-parto, aproveitando os intervalos de descanso do bebê para atividades físicas. Oferece quatro diferentes níveis de dificuldade e três partes do corpo a serem trabalhadas (ombros, pernas e corpo).
7. Mamãe Coruja: muito abrangente, nele é possível armazenar informações sobre o crescimento e a saúde do seu filho, visualizar a rotina do seu bebê ou mesmo encontrar em segundos o contato daquele fornecedor da última festinha. Nele, é possível guardar dados médicos e ter um histórico da criança.
8. Diário da Amamentação: informa em qual seio o bebê mamou pela última vez, o horário e a duração da atividade. Inclui lista com as principais vacinas recomendadas para cada idade e endereços de bancos de leite. Como bônus, a mãe tem a chance de tirar dúvidas com um time de especialistas.
9. 23Snaps: trata-se de um álbum virtual de família. Os momentos, sejam fotos ou vídeos, são armazenados em galerias. Há quem o use para criar um diário do crescimento do filho. Mesmo parentes sem smartphone podem acessar as fotos: uma funcionalidade permite receber tudo por e-mail.
10. Cozi Family Organizer: indicado para manter a família conectada com a rotina da casa. Programa as atividades, indica compromissos e envia lembretes para que todos fiquem por dentro do planejamento.