Dicas para proteger os pets durante o inverno
Para amenizar o desconforto dos animais de estimação na época mais gelada do ano, veterinário lista quais são os pontos que demandam mais atenção
O inverno chegou, as temperaturas baixaram consideravelmente e a umidade do ar não está muito agradável. Assim como as pessoas, os animais também sentem frio e ficam mais suscetíveis aos problemas de saúde, principalmente aqueles relacionados a doenças respiratórias. Quem faz o alerta é o veterinário Dr. Jorge Morais, fundador da rede Animal Place.
Dicas para proteger os pets
Roupinhas e cobertores podem vir bem a calhar, especialmente em animais de pelagem curta. No entanto, segundo o profissional, é preciso que o pet esteja acostumado a utilizá-las desde filhote.
“Prefira peças de algodão para evitar alergias e se perceber que há incômodo com a roupa, respeite e não insista”, recomenda.
Se o tutor também notar algum desconforto com os agasalhos, o ideal é disponibilizar caminhas, tocas e cobertores, de forma que ele possa se aquecer quando sentir a necessidade.
Já com os pets mais idosos, especialmente os que possuem problemas de saúde, como hérnia de disco ou artrose, a atenção deve ser redobrada. Esses bichinhos precisam ficar bem aquecidos, pois as dores se acentuam nessas épocas de baixa temperatura”, alerta o especialista. A recomendação é mantê-los em ambientes mais quentes e protegidos das intempéries.
Dicas para proteger os pets
Confira abaixo algumas dicas para cuidar dos animais durante a estação, segundo o profissional:
Para garantir mais problemas de saúde, é importante manter a vacinação do pet em dia e, se possível, garantir a vacina contra a gripe.
Os banhos devem ser feitos logo pela manhã e é importante aguardar pelo menos uma hora antes de o expor a temperatura externa, evitando, assim, o choque térmico.
Não deixe de passear com os pets, mas evite os horários em que as temperaturas estão muito baixas, como o início da manhã e o fim da tarde, ou em dias chuvosos.
Para os pets com alguma doença que tende piorar no inverno, vale a pena investir em sessões de fisioterapia e acupuntura para controle de dor.
Ofereça abrigo coberto e bem quentinho para os animais que ficam na parte externa da residência. Abuse de caminhas, tapetes, cobertores, mantas e evite espaços com correntes de vento
Nos meses frios, é comum que os pets comam menos e durmam mais, mas é bom ficar atento se o animal está se alimentando bem, principalmente os filhotes e os idosos.