Carla Madeira é uma escritora brasileira, nascida em Belo Horizonte, em 1964.
Sua formação é em Arquitetura e Urbanismo, mas foi na literatura que encontrou sua verdadeira paixão. Ela é autora de vários livros, sendo “Tudo é Rio” um dos mais conhecidos e aclamados pela crítica.
“Tudo é Rio”, publicado em 2016 e relançado em 2021 é uma obra que mistura romance e história, ambientado no Rio de Janeiro do século XIX.
Tudo É Rio se passa em uma época pré-internet, indefinida. Dalva é uma mulher virtuosa, apaixonada por seu marido, Venâncio, um homem definido como tendo “olhos profundos de abismos por dentro”.
Ele se envolve com Lucy, uma prostituta conhecida na cidade (não nomeada no livro), estrela do prostíbulo Casa da Manu. Recuos no tempo refazem a trajetória de Lucy até se tornar prostituta e mostram como Dalva e Venâncio se conheceram.
O idílio matrimonial de anos é interrompido quando Venâncio tem uma crise de ciúme ao ver Dalva amamentar o filho recém-nascido, espanca a mulher, arranca o bebê dos braços da mãe e o atira longe. Com isso, de uma só vez Dalva perde “a fé, o filho e o marido”.
A narrativa se desenvolve a partir das consequências desse ato violento. De início imune às investidas de Venâncio, a prostituta Lucy acaba se apaixonando por ele. Dalva, por sua vez, embora continue vivendo com o marido, fica quase sete anos sem falar ou olhar para Venâncio.
Também esconde dele uma informação crucial. “Nunca dizia nada, essa era a pena perpétua que Venâncio pagaria”, escreve a autora.
Via Revista Piauí
Em 2014, lançou pela editora Quixote-Do seu primeiro romance Tudo é rio, que se tornou um sucesso editorial, superando a marca dos 10 mil exemplares vendidos.
A obra conquistou os leitores aos poucos: quem lia gostava e indicava. Em 2018, a escritora Martha Medeiros dedicou sua coluna na revista ELA ao livro e sacramentou: “Tudo é rio deixa evidente que ela chegou para ficar – é a revelação literária do ano.” Diante da repercussão, o romance ganhou nova edição pela Editora Record em 2021.
Quatro anos depois de sua bem-sucedida estreia literária, a autora fez sua segunda investida na ficção com o lançamento de A natureza da mordida, também publicada pela Quixote-Do. Com boas críticas publicadas na imprensa e recepção calorosa dos leitores, a primeira tiragem se esgotou em menos de um ano. A obra ganhará em 2022 uma nova edição pela Record.
Em 2021, a autora publicou pela mesma editora seu aguardado terceiro romance, Véspera, obra em que investiga as entranhas de uma família destroçada. 2021, aliás, foi também o ano em que alcançou a posição de segunda escritora brasileira mais vendida. Um feito e tanto.
Com uma carreira sólida e um público fiel, Carla Madeira é uma das escritoras brasileiras mais promissoras da atualidade.