Stopover – Duas viagens em uma como aproveitar em seu trajeto
Um dos recursos mais interessantes e úteis de ser utilizados em uma viagem de avião para qualquer parte do mundo é o stopover.
O Stopover é uma parada de dois ou três dias permitida pela companhia aérea em uma cidade pré-determinada, em geral o hub da empresa, sem custos para o passageiro, exceto o custo aeroportuário.
Em geral as regras são as seguintes:
Quando escolher o aeroporto de ponto de Stopover, atente-se, pois, para seguir a sua viagem até o destino final, você deverá embarcar no mesmo aeroporto;
Você deverá retirar a bagagem despachada no ponto de parada escolhido durante a sua compra, e após o período de parada, despachá-la novamente ao reembarcar;
A taxa de embarque é aplicada para cada trecho individualmente, pois, no trecho comum, você vai utilizar os serviços do aeroporto de origem e, em seguida, vai utilizar os serviços do aeroporto do ponto de parada Stopover ao reembarcar nele.
Essa taxa será cobrada tanto em voos nacionais quanto em voos internacionais.
Outro ponto a ser observado é que o stopover só pode ser utilizado em um dos trechos, portanto apenas na ida ou apenas na volta.
Tendo isso em mente, o primeiro passo é planejar bem a viagem, pois ao definir o stopover você terá, no mínimo, dois dias em um local diferente para aproveitar e isso demanda um bom cronograma para conseguir utilizar esse período.
Stopover
No Brasil têm?
Em relação às empresas aéreas irei indicar algumas em todos os continentes, iniciando pelo Brasil.
Em nosso país as três grandes permitem stopover em São Paulo, sendo que a mais intuitiva para marcar o stopover é a Gol, pois o próprio passageiro pode realizar pelo site da empresa. Basta clicar no ícone com a opção (+) stopover e abrir a página específica para as reservas.
A parada pode ser feita em Congonhas, Guarulhos, ou, Viracopos.
No caso da LATAM o stopover pode ser adquirido com a assistente virtual no whatsapp da empresa, e, não é possível ser utilizado em viagens resgatadas pelo LATAM Pass.
É possível ser feito nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos. No caso da Azul, também pode ser feito no momento da reserva, mas não é tão intuitivo quanto o da Gol, contudo a parada também pode ser feita nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos, ou, Viracopos.
Vai para América do Norte?
Na América do Norte irei destacar três empresas aéreas, sendo duas dos Estados Unidos e uma do Canadá.
São elas: Delta Airlines, American Airlines, e, Air Canada. Iniciando pela Delta, a empresa permite stopover de até 2 dias nas cidades de Detroit e Nova Iorque.
Já a American Airline possui seu programa de stopover de até três dias nas cidades de Miami, Nova York, Dallas e Los Angeles. Já a Air Canadá permite até quatro dias em Montréal, Toronto ou Vancouver.
Ainda na América do Norte, a AeroMéxico permite uma parada na Cidade do México.
Stopover
E na América Central ?
Na América Central temos a Copa Airlines que permite uma parada de até três dias na cidade do Panamá, cidade que é seu hub de onde parte os seus voos para os destinos em todos os continentes.
Nesse caso, uma boa opção é o layover, é uma conexão entre dois destinos que pode ser curta, como 30 minutos, ou longa, até 23h59min.
Neste caso a mala é enviada diretamente ao destino final. Nos mais diversos voos a Copa tem grandes períodos de tempo nas conexões o que possibilita visitar a cidade durante esse tempo.
Vamos para América do Sul ?
Na América do Sul, temos a LATAM que possibilita stopover nas seguintes cidades do continente: Santiago, Assunção, Montevidéu, Rosário, Córdoba, Buenos Aires, Bogotá e Lima, durante dois dias. Temos ainda a Buenos Aires com a Aerolineas Argentinas, e, Bogotá com a Avianca.
Stopover
E agora vamos para Europa
Na Europa temos a possibilidade de visitar Lisboa com a TAP, Paris e Amsterdã com a Air France e KLM, Londres com a British Airways, Frankfurt ou Munique com a Lufthansa, Madri, com a Iberia, Roma com a ITA, e, Zurique com a Swiss Air.
Como pode ser visto, existem muitas possibilidades em todos os continentes, mas no caso da Europa temos muito mais, no entanto é necessário buscar nas companhias aéreas, vale a pena.
Conhece a África?
No continente africano temos Ethiopian Airlines, é possível ficar alguns dias em Adis Abeba, a Qatar permite parar até 96h em Doha, e, facilita a obtenção do visto de forma gratuita, e, a South African Airways permite visitar Joanesburgo.
Um caso muito especial é a Emirates que possibilita stopover nas cidades de Dubai, Milão e Atenas.
Essa empresa é uma ótima opção para viajar até a Ásia devido a distância.
Além disso, é sempre bom verificar o site da Emirates, pois a empresa cria oportunidades excelentes em relação a hotéis e outros benefícios para seus passageiros em Dubai, e, brasileiros não necessitam de visto para entrar no país.
Stopover
E como fica a Ásia?
Chegamos a Ásia e iniciamos com a Air China que possui a possibilidade de stopover de 72 horas em Pequim ou Xangai, Japan Air, que possibilita visitar Tóquio ou Osaka, Singapore Air, para visitar Singapura, e, ou Kuala Lumpur pela Malaysia Airlines.
Tentei neste artigo apresentar algumas das mais importantes empresas aéreas do mundo e suas possibilidades de stopover, porém recomendo que ao planejar sua viagem verifique seu roteiro e as companhias aéreas que possa utilizar, pois é possível em cada continente haver muito mais possibilidades de combinações.
Feito isso, aproveite e boa viagem.
Artigo – Sandro Schmitz dos Santos – Consultor e Planejador Financeiro, Doutorando em Economia [Genebra], e, Embaixador da Neurobusiness Society.
- Acesse os – Artigos de Sandro Schmitz no Cultura Alternativa
**Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha do Cultura Alternativa.