Prêmio Jabuti Acadêmico
Prêmio Jabuti Acadêmico
A premiação está dividida em dois eixos: Ciência e Cultura, com 27 categorias; e Prêmios Especiais, que conta este ano com a nova categoria Tradução, além de outras duas. No total são 30 categorias. O curador, novamente, é Marcelo Knobel.
Em 2024, porém, há um sistema de gatilho: os livros de cada categoria só serão habilitados quando 20 obras forem inscritas naquela opção.
No caso de uma categoria não alcançar esse número de inscritos, os valores de inscrição serão devolvidos e a categoria não fará parte do Prêmio Jabuti Acadêmico 2025.
Sobre inteligência artificial, o regulamento diz o seguinte: “Caso seja identificado o uso de tal tecnologia, a obra em questão será desclassificada, independentemente da fase em que se encontrar no decorrer do Prêmio”.
A exceção são trechos claramente identificados e utilizados no contexto de exemplos, estudo, debate ou crítica em obras que abordem o tema de alguma forma.
Outra novidade da edição é que cada obra só poderá ser inscrita em uma única categoria do Prêmio Jabuti Acadêmico, com exceção da categoria Ilustração, que aceita a inscrição de títulos que também estejam participando em qualquer outra categoria dos eixos.
Os autores premiados receberão a estatueta em cerimônia especial, além de um prêmio de R$ 5 mil. As editoras das obras premiadas receberão uma estatueta do Jabuti.
Prêmio Jabuti Acadêmico
Ano passado foram 1.953 obras inscritas, o que demonstra toda a força da primeira edição do Prêmio. Estamos animados para mais uma vez, reconhecer a excelência acadêmica do país”, afirma.
Pelo segundo ano, a premiação conta com o apoio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Clique aqui para ver os vencedores de 2024.
Categorias
O eixo Ciência e Cultura abrange 27 categorias, são elas:
- Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo;
- Antropologia, Sociologia, Demografia, Ciência Política e Relações Internacionais;
- Arquitetura, Urbanismo, Design e Planejamento Urbano e Regional;
- Artes;
- Astronomia e Física;
- Ciências Agrárias e Ambientais;
- Ciências Biológicas, Biodiversidade e Biotecnologia
- Ciência da Computação;
- Ciência de Alimentos e Nutrição;
- Ciências Religiosas e Teologia;
- Comunicação e Informação;
- Direito;
- Economia;
- Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional;
- Educação e Ensino;
- Enfermagem, Farmácia, Saúde Coletiva e Serviço Social;
- Engenharias;
- Filosofia;
- Geografia e Geociências;
- História e Arqueologia;
- Letras, Linguística e Estudos Literários;
- Matemática, Probabilidade e Estatística;
- Medicina;
- Medicina Veterinária, Zootecnia e Recursos Pesqueiros;
- Odontologia;
- Psicologia e Psicanálise;
- Química e Materiais.
O eixo Prêmios Especiais, que já contava com as categorias Divulgação Científica e Ilustração, nesta edição lança também a categoria Tradução, onde serão avaliados livros em tradução inédita de qualquer idioma para o português e publicados em nova edição no Brasil.
Prêmio Jabuti Acadêmico
Curadoria
Pelo segundo ano, o curador do Prêmio Jabuti Acadêmico é o Professor Doutor Marcelo Knobel, que tem grande bagagem profissional. É renomado físico, conhecido por sua defesa ativa das universidades e da ciência. Assumiu recentemente o cargo de diretor executivo do TWAS – The World Academy of Sciences, na Itália.
Foi reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e também atuou como Pró-Reitor de Graduação na mesma instituição. Knobel foi ainda diretor do Laboratório Nacional de Nanotecnologia e presidente do Insper.
“O Prêmio Jabuti Acadêmico ganhou força logo na sua primeira edição por reconhecer e celebrar os resultados de trabalhos acadêmicos. Para essa eleição, contamos com o apoio de uma comissão de jurados altamente qualificada e diversa, que buscam valorizar obras com contribuições significativas para o conhecimento e para a sociedade”, destaca Marcelo Knobel, curador do Prêmio Jabuti Acadêmico.
O Conselho Curador desta edição é formado por 7 profissionais, com vasta bagagem no meio acadêmico
Inscrições
As inscrições estão abertas e vão até as 18h do dia 20 de março de 2025 no site
Com informações do Site Jabuti Acadêmico https://www.premiojabuti.com.br/academico/
Podem ser feitas pela editora, pelo autor, agente literário ou procurador devidamente constituído.
A premiação prevê a participação de autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros com residência permanente no Brasil.
REDAÇÃO SITE CULTURA ALTERNATIVA
REDES SOCIAIS