A morte do pianista Arthur Moreira Lima
O renomado pianista brasileiro Arthur Moreira Lima faleceu na noite de quarta-feira, 30 de outubro de 2024, aos 84 anos, em Florianópolis, Santa Catarina. O músico lutava contra um câncer no intestino desde 2023 e estava internado há duas semanas no Imperial Hospital de Caridade.
Nascido no Rio de Janeiro em 16 de julho de 1940, Arthur iniciou seus estudos de piano aos seis anos de idade, sob a orientação da professora Lúcia Branco, que também ensinou nomes como Tom Jobim e Nelson Freire. Aos oito anos, apresentou-se com a Orquestra Sinfônica Brasileira, interpretando um concerto de Mozart.
Sua carreira internacional ganhou destaque em 1965, quando conquistou o segundo lugar no Concurso Internacional de Piano Frédéric Chopin, na Polônia. Posteriormente, foi laureado em competições como o Concurso Internacional Tchaikovsky, em Moscou, onde obteve o terceiro lugar em 1970.
Arthur Moreira Lima era reconhecido por sua versatilidade, transitando entre o repertório erudito e a música popular brasileira. Gravou obras de compositores como Ernesto Nazareth e Heitor Villa-Lobos, além de clássicos do choro e do samba. Destacou-se também pelo projeto “Piano pela Estrada”, que levava música clássica a diversas regiões do Brasil, democratizando o acesso à cultura.
O Fluminense Football Club, do qual Arthur era torcedor ilustre e intérprete do hino ao piano, lamentou sua morte em nota oficial, destacando sua importância para a cultura brasileira.
O velório de Arthur Moreira Lima está previsto para esta quinta-feira, 31 de outubro, no Jardim da Paz, em Florianópolis.
Anand Rao e Agnes Adusumilli
Editores Chefes
Cultura Alternativa