A morte de Cecil Taylor – Inovação pura ao piano.
A morte de Cecil Taylor – Inovação pura ao piano. A muitos anos escutei Cecíl Taylor. Fiquei realmente impressionado com seu piano atonal, percussivo, e altamente, inovador.
Seu piano mudou minha forma de ver a música. Influenciou a minha música como um todo. E recebo com tristeza a notícia da morte deste grande pianista com 89 anos de idade.
Inovação pura ao piano – Cecil Taylor
Cecil Percival Taylor nasceu em Nova York em 25 de Março de 1929 e morreu em Nova York em 05 de Abril de 2018.
O Free Jazz praticamente foi inventado pelo pianista Cecil Taylor, que além de tocar piano era poeta.
Com formação clássica, sua música é caracterizada por uma abordagem extremamente enérgica, produzindo sons improvisados complexos, frequentemente envolvendo clusters e complexas polirritmias.
Sua técnica ao piano já foi comparada à percussão, descrita como “uma bateria afinada em 88 tons” (referindo ao número de teclas do piano.
A morte de Cecil Taylor – Informação
A causa da morte não foi anunciada, mas, deixa saudades para os apaixonados da música inconformada e inovadora.
Inovação pura ao piano – Spotify
Se você tem Spotify, ouça Cecil Taylor, sempre lembrando que é uma audição difícil, você dificilmente vai gostar, mas, vai aprender muito.
A morte de Cecil Raylor – Videos
Abaixo aprenda com Cecil, curta sua pulsação, seu som, incrível. Sinto-me triste, absolutamente, triste e sou um músico também incompreendido e que não compreende o lastimável caminho da música brasileira atual.
Cecil, great Cecil. Único, poeta, mago. Um homem que idolatrava a mãe, Almeida Ragland, por sua cultura. Ela falava francês e alemão, levou-o para ver Bill Bojangles Robinson e Ella Fitzgerald e sugeriu que ele lesse Schopenhauer.
No próximo vídeo quase enlouqueço quando escutei.
No vídeo abaixo ele recita seus poemas.
Beijo Cecil.
Anand Rao
Editor do Cultura Alternativa