"Ainda Estou Aqui": Filme Brasileiro

“Ainda Estou Aqui”: Filme Brasileiro Que Almeja o Oscar 2025

“Ainda Estou Aqui”: Filme Brasileiro

A seleção do filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, para representar o Brasil na busca por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2025, marca um momento significativo para o cinema nacional.

A obra, que já recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no prestigiado Festival de Veneza, desperta expectativas sobre um possível retorno do Brasil ao maior prêmio do cinema mundial, após a indicação de “Central do Brasil” em 1999, também dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro.

A Academia Brasileira de Cinema informou nessa tarde, que por unanimidade, ‘AINDA ESTOU AQUI’ de Walter Salles, foi escolhido para representar o Brasil na categoria de “Melhor Filme Internacional” no Oscar 2025. Estrelando Fernanda Torres e a indicada ao premio da Academia, Fernanda Montenegro.

Film News (@filmnews.bsky.social) 2024-09-23T16:26:27.060Z

O Enredo Inspirador de “Ainda Estou Aqui”

O filme é uma adaptação do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva e mergulha na trajetória de Eunice Paiva, interpretada por Fernanda Torres em sua maior parte e por Fernanda Montenegro em momentos-chave.

Eunice era esposa do engenheiro e ex-deputado Rubens Paiva, que foi sequestrado e desapareceu em 1971 durante a ditadura militar.

A obra não apenas retrata o drama pessoal de Eunice ao lidar com a perda e o desaparecimento do marido, mas também destaca sua determinação ao se reinventar e se tornar uma especialista na defesa dos direitos dos povos indígenas no Brasil.

É uma história que transborda resistência, memória e transformação, elementos que a tornam uma obra relevante e profundamente conectada à história do país.

“Ainda Estou Aqui”: Filme Brasileiro

A Importância de “Ainda Estou Aqui” para o Cinema Nacional

A escolha do filme para representar o Brasil no Oscar 2025 não é apenas uma honra para seus realizadores, mas também um reconhecimento do valor e da potência do cinema brasileiro.

O último filme a representar o Brasil na disputa foi “Central do Brasil”, que alcançou um feito histórico ao ser indicado para Melhor Filme Estrangeiro e também garantir uma indicação de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro.

Agora, com “Ainda Estou Aqui”, há uma expectativa de que Fernanda Torres, filha de Montenegro, possa seguir o mesmo caminho, representando mais uma vez o talento brasileiro na indústria cinematográfica mundial.

Reconhecimento Internacional e Expectativas para o Oscar

O sucesso do filme no Festival de Veneza já deu sinais de seu potencial. Além de vencer o prêmio de Melhor Roteiro, “Ainda Estou Aqui” tem recebido elogios da crítica internacional, sendo mencionado em listas de possíveis indicados ao Oscar pela revista “The Hollywood Reporter”.

No cenário global, a produção é vista como um concorrente forte na categoria de Melhor Filme Internacional, onde seu principal rival até o momento é “Emília Perez”, representante da França.

O filme também possui potencial para ser indicado em outras categorias do Oscar, graças às atuações impressionantes do elenco e à direção habilidosa de Walter Salles.

Se conseguir passar pelo primeiro corte da Academia de Hollywood, que acontecerá em 17 de dezembro com a divulgação da shortlist dos filmes internacionais, “Ainda Estou Aqui” estará um passo mais próximo de representar o Brasil na cerimônia que acontecerá em 2 de março de 2025.

“Ainda Estou Aqui”: Filme Brasileiro

O Contexto Histórico e a Relevância do Tema

Ambientado durante a ditadura militar, o filme traz à tona um dos períodos mais sombrios da história brasileira, ao contar a luta e a resiliência de uma mulher diante da perda e da incerteza.

A história de Eunice Paiva é um relato da dor e da força de uma geração que enfrentou repressão e violência, mas que também encontrou formas de resistir e lutar por justiça.

A obra, ao trazer esse passado à tona, faz um convite à reflexão sobre os impactos da ditadura e o papel da memória na construção da identidade nacional.

Esse contexto histórico não apenas adiciona profundidade à narrativa, mas também torna “Ainda Estou Aqui” uma obra de relevância universal, dialogando com outras produções internacionais que abordam temas de resistência e luta por direitos humanos.

A Importância do Cinema Brasileiro no Cenário Internacional

A escolha de “Ainda Estou Aqui” pela Academia Brasileira de Cinema reflete a qualidade e a diversidade das produções nacionais. A presidente da Comissão de Seleção, Bárbara Paz, destacou que a decisão foi unânime e que o filme representa um “momento histórico para nosso cinema”.

Essa seleção é um reconhecimento do potencial do Brasil em criar narrativas que têm o poder de emocionar e impactar plateias de todo o mundo.

Por fim,

“Ainda Estou Aqui” não é apenas um filme; é um testemunho do poder do cinema em contar histórias que ressoam com a realidade, a memória e a identidade de um país.

A seleção do filme para representar o Brasil no Oscar 2025 marca um momento de celebração e esperança para o cinema nacional, que tem a chance de mais uma vez brilhar no cenário mundial.

Agora, resta aguardar e torcer para que a obra conquiste seu espaço entre os indicados, reafirmando a força e o talento do cinema brasileiro.

Agnes ADUSUMILLI

REDAÇÃO SITE CULTURA ALTERNATIVA

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