A cultura para os jovens alemães
Alemanha vai dar um presente cult para quem chegar na maioridade
Visando reacender o interesse dos jovens pela arte e impulsionar a indústria após a pandemia, o governo alemão dará um passe cultural de 200 euros para os jovens que completarem 18 anos em 2023.
Os presenteados terão dois anos para usar o “vale cultural” em um aplicativo, podendo comprar desde livros até ingressos para teatros e shows.
Plataformas online como Amazon e Spotify foram excluídas do esquema, que tem como objetivo valorizar organizações menores, como cinemas independentes e livrarias.
Mas o foco mesmo está nos shows. O Kulturpass pretende incentivar os jovens a experimentar a cultura ao vivo — com teatros e casas de shows —, abandonando os hábitos pandêmicos de ficar em casa.
Segundo a ministra da Cultura da Alemanha, o voucher é uma maneira significativa de apoiar os jovens e o setor de eventos que, em suas palavras, sofreram particularmente com a pandemia.
Jovens alemães devem se juntar a outros europeus ao receber um voucher para gastar em sua escolha de ofertas culturais sob um esquema lançado pelo governo.
O Kulturpass de 200€, que será disponibilizado a todos os jovens com mais de 18 anos, tem dois objetivos: incentivar os jovens a vivenciar a cultura ao vivo e abandonar os hábitos pandémicos de ficar em casa; e dar um impulso financeiro à cena artística, que ainda não se recuperou de repetidos bloqueios.
A ministra da Cultura da Alemanha, Claudia Roth, descreveu o passaporte cultural como o “equivalente a um presente de aniversário” para as 750.000 pessoas que completarão 18 anos em 2023.
Ele colocará o país mais populoso da UE em linha com França, Itália e Espanha, que têm introduziu esquemas semelhantes.