Apaixonados por música
Cultura Alternativa destaca o CD Convergence com Dave Weckl e Jay Oliver
O grupo de whatsapp se chama Tricolores do Som de BsB, recebo a gravação abaixo, me encanto com o trabalho, tudo para mim na música é atemporal, não há ano, há emoção e o disco me emociona por inteiro.
Higher Ground
Esta faixa de abertura introduz o álbum com energia e vibração. A combinação da bateria precisa de Weckl e os teclados atmosféricos de Oliver estabelecem o tom de jazz fusion moderno que permeia todo o trabalho.
A música tem uma linha melódica clara, enquanto os ritmos criam uma base sólida, mostrando a química entre os dois músicos.
A Melodia acessível, mas com uma estrutura rítmica complexa. E a bateria cheia de grooves de Weckl, com nuances técnicas e mudanças de tempo. Curta.
A música é do mestre Steve Wonder, ajudou demais na minha malhação eterna para controlar minha diabetes.
Incantation
A faixa “Incantation” combina as habilidade de Weckl e Jay em uma música que destaca a complexidade a rica harmonia e nos faz chorar, encantar, emocionar e lembrar do amor que não está esquecido, onde fizemos o poema abaixo com esta música e sua atmosfera mística e envolvente, refletido no título da música, “Incantation”, que significa “encantamento”).
Encantei-me
E lembrei
Dos encantos que norteiam minha vida
Ímã
De corações partidos e incontidos
Trafegando nas ondas exclusivas da saudade.
Apaixonados por música
Ouça.
Road to Connemara
Uma faixa com uma sensação épica e atmosférica, evocando imagens de uma viagem. O título sugere uma inspiração celta ou irlandesa, e a música reflete isso com um tom melancólico, mas ao mesmo tempo enérgico.
A bateria guia a melodia em uma jornada, enquanto os teclados de Oliver criam um ambiente sonhador. Influência da música celta nas progressões melódicas e a bateria que equilibra momentos de leveza com passagens mais dinâmicas.
Curta.
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Carousel
Carousel é uma das faixas que se destacam por seu dinamismo e estrutura circular, remetendo ao movimento repetitivo e giratório de um carrossel, como sugere o título. A música traz uma combinação interessante de melodias cativantes e ritmos complexos.
A estrutura da música reflete a ideia de um carrossel em movimento. Ela começa com uma introdução melódica suave, que aos poucos se transforma em um padrão cíclico e hipnótico. Assim como em um carrossel, há uma sensação de repetição, mas com variações sutis que mantêm o ouvinte atento e envolvido.
O ritmo é uma mistura de precisão e fluidez, com Weckl utilizando sua habilidade de trabalhar com grooves sofisticados.
O uso de assinaturas de tempo complexas é característico, criando um fluxo constante, mas com surpresas rítmicas que mantêm a faixa imprevisível e emocionante.
Chrissi Poland traz seus vocais para enriquecer a faixa Carousel, adicionando uma dimensão vocal que complementa o trabalho instrumental complexo de Weckl e Oliver.
Seus vocais são suaves e expressivos, quase flutuando sobre os arranjos instrumentais, o que contribui para a sensação de leveza e movimento cíclico da música, reforçando a ideia do carrossel.
Ouça.
Apocalypso
Apocalypso é uma das faixas mais rítmicas e energéticas do álbum, misturando elementos de calypso com o jazz fusion, criando uma atmosfera explosiva e vibrante.
O título é uma fusão das palavras Apocalypse e Calypso, o que reflete a intenção da música: uma explosão rítmica e energética, combinada com a leveza e o groove característicos do estilo calypso.
O ritmo é o aspecto central de Apocalypso, sendo fortemente influenciado pelos estilos caribenhos, especialmente o calypso.
No entanto, com a assinatura de Dave Weckl, o ritmo do calypso é elevado a um nível técnico superior, com variações rítmicas complexas, mudanças de tempo e uma execução incrivelmente precisa.
Nos teclados Jay Oliver complementa a explosão rítmica com harmonias vibrantes e dinâmicas. Ele adiciona texturas ricas que ajudam a sustentar a energia da música, mas também proporciona momentos de respiro com solos melódicos e criativos.
Sua habilidade em equilibrar a intensidade da bateria com a suavidade dos teclados é essencial para manter a faixa coesa e interessante.
O saxofonista que participa é Gary Meek, um músico talentoso e colaborador frequente de Dave Weckl se destaca com solos energéticos e improvisações que adicionam uma camada extra de sofisticação e intensidade à faixa.
Seus solos são marcados por uma fluidez natural, seguindo o groove da música, mas também trazendo um contraste melódico à complexidade rítmica estabelecida por Weckl e Oliver.
Ouça.
Músicos
Além da cantora Chrissi Poland
Dave Weckl – Bateria. Líder da banda e um dos mais renomados bateristas de jazz fusion, sua marca registrada é o virtuosismo técnico e a habilidade de tocar em diferentes estilos musicais.
Jay Oliver – Teclados. Co-líder do álbum, Oliver foi fundamental para as composições e arranjos, além de criar texturas harmônicas ricas com seus teclados.
Tom Kennedy – Baixo. Colaborador frequente de Dave Weckl, Tom Kennedy é conhecido por sua habilidade no contrabaixo elétrico e acústico.
Sua técnica impecável e grooves firmes são fundamentais para a base rítmica do álbum.
Gary Meek – Saxofone
Dean Brown – Guitarra outro músico renomado na cena do jazz fusion, conhecido por seu som de guitarra cheio de energia e improvisação criativa.
Suas contribuições no álbum acrescentam uma camada extra de dinamismo nas faixas em que participa.
Steve Weingart – Teclados também colaborando nos teclados em algumas faixas, Steve Weingart complementa as texturas criadas por Jay Oliver, enriquecendo a paleta harmônica com sua abordagem versátil.
Anand Rao
Editor do Cultura Alternativa