Paris – Basílica de Sacré Coeur

Basílica de Sacré Coeur

A Basílica de Sacré Coeur também pode ser chamada de Basílica do Sagrado Coração. Trata-se de um local religioso instituído pela Igreja Católica que está instituído na França, mais especificamente, em Paris.

A basílica é frequenta por milhares de fiéis, e está localizada no Monte Marte, que consiste no ponto mais alto da cidade, se tornando assim, um símbolo dele.

A Basílica de Sacré Coeur é um local para frequentadores de muita fé, assim como, apreciadores da arte, se tornando uma das melhores opções de passeio para quem deseja ter acesso a um cultura cheia de religiosidade e beleza.

Nossa leitora e amiga Lucimar Rodrigues, nos conta sobre sua viagem a Paris.

Primeiro passeio em Paris, visita à Sacre coeur. Encanto. Chegamos às 11h, no aeroporto de Orly, meu sobrinho Lucas nos encontrou em Alesia e já começamos a turista por Paris, não podemos perder nenhum minuto. Subir as escadarias da Igreja sentindo a emoção de cada degrau que leva até a igreja. É muito lugar comum, admito, mas dá vontade de chorar!

 Ponto de turismo

Pode-se dizer que a Basílica de Sacré Coeur é um dos pontos de turismo mais visitados da França. Ela encanta os turistas pois possui um formato singular. Quem tem acesso ao lugar pode ver uma basílica com formato de cruz grega adornada com uma cúpula central de 80 metros de altura.

Ela possui ainda em sua abade uma torre que possui um sino e 3 metros de diâmetro e mais de 26 toneladas.

História

A construção do monumento deu-se pelo fato de uma promessa feita por Alexandre Legentil , Hubert Hoalt e Fleury, no ano de 1870, após a guerra franco-prussiana.

A iniciativa da construção deu-se por uma promessa dos três guerreiros acima citados que caso a França sobrevivesse aos ataques do exército alemão, então a basílica seria construída.

Assim, para a realização da construção da Basílica de Sacré Coeur  houve um concurso onde escolhe-se o melhor arquiteto para a construção, que nesse caso, foi Paul Abdie, no entanto ele não conseguiu vê-la concluída, uma vez que morreu no ano de 1884, logo após  o início da obra.

Estilo e construção 

O estilo da Basílica de Sacré Coeur foi baseado no romantismo e também a arte bizantina. Além disso, a basílica é construída em pedra de traventino  que garante a cor branca do monumento.

Ela ainda possui o maior mosaico do mundo que é chamado Cristo em Majestade.

Além de apreciar o monumento, os visitantes ainda poder ter acesso a um espaço para meditação que possui uma fonte. Ali os visitantes podem apreciar o tempo, fazer reflexões e orações e sentir todo encanto e beleza que o monumento proporciona.

Quem gosta das alturas, pode ter acesso ao topo da basílica que possui uma linda visão da cidade de Paris.

A leitora Claudia Dias, também viajou pela França e nos contou o que fez por lá