Neste sábado, 22/10, os editores-chefes do Cultura Alternativa chegarão a Catalão. Anand Rao e Agnes Adusumilli vão permanecer nesta cidade que tem preservado sua história com diversas ações. Ficaram por pouco tempo, apenas a tarde de sábado, e pretendem trazer imagens relevantes desta cidade destaque do interior de Goiás.
Catalão em Goiás
Catalão
Catalão originou-se da penetração das entradas e bandeiras, organizadas em comitivas compostas por homens de armas, cavaleiros e padres, que adentravam pelos sertões para a captura de mão-de-obra indígena a ser escravizada e em busca de riquezas minerais.
A penetração pelos sertões Goianos efetivou-se nas primeiras décadas do século XVIII, de onde se tinha notícia da existência dos índios GUAYAZ e de terras ricas em minérios, principalmente o ouro. E é assim que se inicia, em território Goiano, o extermínio físico e cultural do grande povo indígena.
A bandeira comandada por Bartolomeu Bueno da Silva, filho de bandeirante cognominado pelos índios de “Anhanguera”, atravessou o Rio Paranaíba, onde abriu o Porto Velho (atual Porto do Lalau), deixando um barco na margem direita do Ribeirão Ouvidor, assinalando sua passagem e continuando sua viagem pelos sertões goianos.
Depois de sua partida, nas imediações de Catalão, permaneceu um dos capelões da comitiva, Frei Antônio, espanhol natural da Catalunha apelidado de O CATALÃO que, juntamente com três companheiros, resolveu criar um ponto de pouso nas proximidades do Córrego do Almoço, tendo em vista a qualidade do solo e a amenidade do clima e, principalmente, a necessidade de reabastecer a bandeira quando do retorno.
Catalão em Goiás
Geografia
O município de Catalão encontra-se a sudeste do estado de Goiás, numa área com duas formas de relevo distintas: os planaltos ondulados, do tipo mares de morro do oeste e uma área de chapada, mais plana e mais alta, a nordeste. As altitudes variam entre 650 e 1.200 metros.
O relevo é bastante compartimentado, com depressões nos vales dos rios São Marcos e Paranaíbas, uma chapada a nordeste e mares de morro no restante do município. A despeito de pequenas áreas onde há remanescentes de mata atlântica, o domínio morfoclimático típico é o dos Cerrados.
O embasamento rochoso é do Complexo Araxá, com rochas entre 650 milhões e um bilhão de anos, com farto predomínio de rochas cristalinas, em especial metamórficas, como xistos e gnaisses, além de quartzos os mais diversos. Há dois complexos ultramáficos no município: Catalão I e Catalão II. Neles há importantes jazidas de nióbio, fosfato (exploradas), titânio, vermiculita e terras raras.
Catalão em Goiás
Cultura
O município dispõe de uma rede de infraestrutura e produção cultural bastante significativa (tendo em vista o pequeno porte de sua população), contando com o centro cultural Labibe Faiad, com a Fundação Cultural Maria das Dores Campos; quatro outros anfiteatros (do Colégio Mãe de Deus; do CESUC, da CDL e da Universidade Federal de Goiás); uma biblioteca pública comum e uma digital; cinco telepontos de informática (sendo um na zona rural); um cinema; um coreto; três escolas de dança; três escolas de música; dois corais; duas orquestras; dois grupos teatrais; um museu; e inúmeros ateliês. O município é, inclusive, terra natal de várias personalidades culturais, que vão da música popular (Amado Batista) às artes plásticas (Goiandira de Couto), passando por um dos maiores latinólogos do Brasil, o diplomata William Agel de Mello, autor de onze dicionários bilíngues entre o português e línguas neolatinas, como sardo, catalão, galego e rético. É também terra natal de cineastas e dramaturgos, ainda que estes tenham menor expressão. Por tudo isso e cognominada, por sua vasta e antiga produção cultural, a Atenas de Goiás.
Catalão em Goiás
Mineração
Homenageamos agora o geólogo Professor Bhaskara Rao Adusumilli (in memoriam), pai do Editor Chefe do Cultura Alternativa, Anand Rao, falando desta atividade.
Complexo mínero-químico da Copebrás em Catalão.
Já em 1892, Catalão foi reconhecida pela Expedição Cruls como um município repleto dos mais variados tipos de minérios, sendo que o diamante em particular é explorado no município desde o início do século XIX. Além de terem sido encontrados em Catalão alguns dos maiores e mais preciosos diamantes do Brasil, o município possui ainda algumas das maiores jazidas minerais do Estado de Goiás, com depósitos de Argila, Argila Refratária (Caulim), Brita (Basalto), Fosfato, Nióbio, Titânio, Turfa, Vermiculita, Urânio, Tório, Estrôncio e terras raras (Lantânio, Cério, Praseodímio, Neodímio, Samário, Európio, Gadolínio, Érbio, Ítrio, Itérbio, Lutécio e Térbio). Todavia, apenas alguns desses minérios são explorados, como é o caso do nióbio (explorado pela Anglo American – Mineração Catalão), do fosfato (explorado e industrializado pela Vale Fertilizantes e Anglo American – Copebrás) e das argilas, exploradas por várias companhias ceramistas instaladas no município. Os demais minérios identificados já estão com seus depósitos registrados para as mais diversas companhias, como é o caso do titânio, registrado pela Companhia Vale do Rio Doce. De toda forma, as jazidas são abundantes, conforme pode-se ver baixo (os dados estão em toneladas métricas), para os minérios mais importantes.
Catalão em Goiás
Catalão Shopping
Aberto em 2020 na comemoração do aniversário de 161 anos da cidade.
O empreendimento desponta pelo visual moderno e dinâmico. A finalização da reforma traz grandes oportunidades para novos negócios na cidade, que é uma das que mais crescem no interior do país.
Foram investidos na nova estrutura cerca de R$ 70 milhões. As obras foram concluídas em quase dois anos. São 20.184 m² de área construída, incluindo o novo estacionamento, projeto de paisagismo, espaços de convivência, banheiro família e fraldário, tudo feito pensando na comodidade das famílias e visitantes.
O Catalão Shopping passa a oferecer mais conforto, cultura, diversão e bem estar às pessoas, contribuindo também para a geração de renda e empregos na região.
Go Inn Catalão
É onde os Editores do Cultura Alternativa se hospedam quando passam por esta cidade.
Da rede Atlantica Hotels o hotel conta com piscina aquecida, bar e restaurante padrão internacional, evidenciando bom gosto em cada detalhe. Todos os apartamentos possuem design arrojado e aconchegante, propícios para o descanso, com camas que possuem tamanho diferenciado (queen size), armários espaçosos, mesa de trabalho, cofre, piso antirruído e espelho de corpo inteiro.
Nos banheiros, é possível contar com espelho de aumento, torneiras com ajuste de temperatura, e chuveiros de excelente qualidade, além de um enxoval de primeiríssima linha. Adequado para receber pessoas que viajam a negócios, possui internet Wi-Fi gratuita para hóspedes em todas as dependências, salas de reunião equipadas, sala de convenções e business center.
Nossa Redes
Nos siga e acompanhe nossas viagens.
Cultura Alternativa – Número 01 no Google
Portal de Notícias Cultura Alternativa – https://culturaalternativa.com.br/
Tv Cultura Alternativa – https://youtube.com/tvculturaalternativa
Cultura Alternativa no Instagram – https://www.instagram.com/cultura_alternativa/
Cultura Alternativa no Facebook – https://www.facebook.com/portalculturaalternativa
Anand Rao – Editor do Cultura Alternativa no Instagram:
https://www.instagram.com/anandraobr/
Anand Rao – Editor do Cultura Alternativa no Facebook:
https://www.facebook.com/anandraopaginapublica
WhatsApp Assessoria Cultura Alternativa: 61 995758089
Fernando Araújo
Assessoria Voluntária
Cultura Alternativa