A Prefeitura de Porto Alegre está fazendo a revitalização do Quadrilátero Central, uma das áreas mais movimentadas da cidade. Esse perímetro é composto por trechos de nove ruas que apresentam grande circulação de pessoas devido ao comércio e aos serviços que oferecem. A obra tem como objetivo renovar essa região histórica da cidade, valorizando o patrimônio cultural existente e alinhando-a a conceitos contemporâneos de urbanismo e mobilidade.
Centro de Porto Alegre em Reforma
O projeto
O projeto executivo foi elaborado pela ENCOP Engenharia, com o acompanhamento de diversas secretarias municipais, e prevê a ampliação das calçadas para privilegiar a circulação de pedestres, melhorias na pavimentação, a implantação de novo mobiliário urbano, melhorias na iluminação pública e a ampliação do sistema de videomonitoramento.
Centro de Porto Alegre em Reforma
O Investimento
Com investimento de R$ 16 milhões oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), destinado ao Programa Orla POA, a obra tem prazo de conclusão de 18 meses.
Antes do início das obras, a prefeitura estabeleceu diálogo com diversos setores da sociedade, a fim de minimizar possíveis impactos aos comerciantes, prestadores de serviços e consumidores e achar uma solução consensuada para a questão dos vendedores ambulantes que atuam na região.
Centro de Porto Alegre em Reforma
Secretarias
As secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SMDS), Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Governança Local e Coordenação Política (SMGOV) e de Segurança (SMSEG) elaboraram uma estratégia para a remoção dos ambulantes do Centro Histórico, aliada à oferta de oportunidades de recolocação no mercado de trabalho.
A revitalização está sendo realizada em duas áreas distintas: o trecho da Rua dos Andradas entre a rua General Câmara e a rua Marechal Floriano Peixoto, e um trecho composto por sete ruas, onde haverá a substituição do pavimento das vias e a reforma completa dos passeios, entre outras intervenções.
Centro de Porto Alegre em Reforma
Benefícios
Com a execução da obra, a região central de Porto Alegre ganhará um novo visual, atraindo ainda mais visitantes e valorizando a autoestima e o protagonismo da região.
Além disso, a revitalização do Quadrilátero Central representa um importante avanço na mobilidade urbana, privilegiando a circulação de pedestres e tornando a região mais acessível e segura para todos.
Ação
Para garantir que a obra seja executada da melhor forma possível e com o menor impacto para a população local, a prefeitura estabeleceu um diálogo constante com a comunidade e com as entidades representativas do comércio e dos serviços da região. Dessa forma, será possível corrigir questões pontuais e projetar o acompanhamento de todo o processo.
Conclusão
Quando chegarmos à conclusão das obras, a região central de Porto Alegre será uma opção ainda mais atraente para os turistas que visitam a cidade, oferecendo mais conforto e segurança para quem transita pelo local. Além disso, a revitalização do Quadrilátero Central pode contribuir para o desenvolvimento econômico da região, atraindo novos investimentos e impulsionando o comércio e os serviços locais.
Julian Ernandes
Especial para o Cultura Alternativa