Celular e Internet, Conexão para a Vida

Conectados pelo Celular. Internet para todos.

Celular, conexão infinita

Brasileiro sou e sempre serei, ou então, sou um cidadão do mundo. 

Leio e fico feliz com a informação que brasileiros estão cada vez mais conectados pelo celular. Em um ano, o crescimento de conectados, foi de 10 milhões. 

Conectados pelo celular, conectados pela razão e emoção, e principalmente, pelo trabalho.

Conectados pelo Celular – IBGE

Sem celular não há vida

Um levantamento feito pelo IBGE, divulgado em janeiro de 2019, mostra que o número de pessoas com acesso à internet cresceu em 10 milhões em apenas 1 ano.

Segundo o Instituto chegou a 126,4 milhões de usuários (69,8% da população com 10 anos ou mais). 

O aumento ocorreu especialmente entre os idosos (com alta de 25,9%) e por meio de telefones celulares. 

O principal uso da rede é a troca de mensagens.

Os dados mostram ainda que 3 em cada 4 casas tem acesso à internet, com maior crescimento no meio rural. A pesquisa, com base na Pnad 2017, indica também que cada vez mais os brasileiros estão assistindo filmes pela internet e deixando a TV tradicional de lado.

Foi detectado um desinteresse e queixas sobre o preço na contratação de TV fechada. A pesquisa revelou que 81,8% dos brasileiros que usaram a internet em 2017 tiveram como um dos objetivos assistir a vídeos, incluindo programas, séries e filmes. 

Esse percentual era de 74,6% em 2016, o que significa que houve crescimento de 7,2 pontos percentuais. 

A pesquisa também mostrou que cresceu o uso de televisores para o acesso à internet. “Há mais pessoas utilizando a TV, não apenas para a programação televisiva tradicional”, diz Adriana Beringuy, analista da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE. Ela avalia que as Smart TVs, que permitem a conexão com a web, vêm ganhado cada vez mais espaço no mercado. 

De acordo com a pesquisa, no último trimestre de 2017, 16,3% da população brasileira com 10 anos ou mais fizeram uso da internet por meio da televisão. Em 2016, esse percentual foi de 11,3%.

No último trimestre de 2017, 16,3% da população brasileira com 10 anos ou mais usou a televisão para acessar a internet. Em 2016, esse percentual foi de 11,3%. Esse aumento de 5 pontos percentuais foi o mais expressivo.

Internet para todos – Tablet e Computadores

Computador e Celular nada mais

Tablets e computadores estão em baixa. 

A redução no tablet foi de 16,4% para 14,3%. A pesquisa também mostrou que de 2016 para 2017, cerca de 835 mil casas deixaram de ter um computador.

A redução no tablet foi de 16,4% para 14,3%. 

Conectados pelo Celular – Conhecimento Ou Não

Se não conhece, passe a conhecer.

A falta de conhecimento é a principal causa para não acessar a rede mundial de computadores

O motivo foi citado por 38,5% dos entrevistados. “A população que afirma não saber usar a internet é maior na região urbana do que na região rural. Pode influenciar o fato de a região rural ter uma estrutura etária mais jovem. E apesar do acesso à internet entre a população mais velha ter crescido de forma mais expressiva, os idosos ainda são os que a utilizam em menor proporção”, analisa Beringuy.

A falta de interesse foi o segundo motivo mais alegado para o não uso da internet. Ele foi mencionado por 36,7%. Somadas, não saber usar a internet e a falta de interesse foram as razões apresentadas por 75,2% das pessoas que não acessam a internet. .O preço, a indisponibilidade do serviço na região e o custo do equipamento necessário para o acesso estão entre as outras explicações.

Internet para todos – Sem Internet não vivemos

Internet é tudo

A internet é usada com critério absoluto aqui no Cultura Alternativa.

Sem ela não vivemos nem conseguimos trabalhar. Muitas são as críticas ao uso excessivo da mesma, mas, a verdade é que hoje a internet é fundamental sob todos os aspectos e ótica.

No celular realizamos muita coisa, mas, o notebook é fundamental. Muitas vezes um programa é mais fácil no notebook que no celular e vice-versa.

É inverídico dizer que o uso de um aparelho invalida o ouktro, para nós são fundamentais o notebook e o celular. O tablet realmente perdeu sua função a não ser quando queremos tocar violão, aí a tela grande facilita.

Anand Rao

Editor do Cultura Alternativa