Valéria Oliveira

Conhece a cantora potiguar Valéria Oliveira?

A cantora potiguar Valéria Oliveira foi selecionada para o Montreux Jazz Festival que acontece em julho, na Suíça, onde vai apresentar seu último trabalho, ‘Mirá’.

 

Conhecendo a Valéria Oliveira

 

Valéria Oliveira nasceu em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Sua infância foi vivida no bairro das Rocas, reduto do samba potiguar, região portuária da cidade, onde cresceu ouvindo cantores populares como Luiz Gonzaga, Clara Nunes, Alcione, entre outros.

 

 

Em sua adolescência, passou a ouvir ícones da MPB como Elis Regina, João Bosco, Edu Lobo, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano, Maria Bethânia, Gal Costa e bossa-novistas como o poeta Vinícius de Moraes, Toquinho, João Gilberto e Nara Leão.

 

Formou-se em Engenharia Civil em 1991 e atuou na área até 2001, quando decidiu se dedicar exclusivamente à carreira artística que teve seu marco inicial também em 91.

 

A partir de 2000 realizou turnês internacionais inauguradas no Japão, onde obteve reconhecimento do público e 4 discos produzidos pelo japonês Kazuo Yoshida, que além de produtor é baterista, com participações de artistas como Edu Lobo e Filó Machado.

 

Seguiram-se turnês pela Suiça e Estados Unidos, onde participou do Festival SXSW e realizou show e participações na cidade de New Orleans.

 

No Brasil realizou turnês que passaram pelo Rio de Janeiro, com participações de Ademilde Fonseca, Pedro Amorim, Dona Ivone Lara e Rildo Hora (Teatro Rival, Lapinha, Miranda).

 

Possui 9 discos de carreira, o penúltimo deles foi o projeto “em águas claras”, em homenagem à Clara Nunes, lançado em 2013, produzido por Rildo Hora com a participação da Velha Guarda da Portela.

 

Agora ela se prepara para o lançamento do seu novo CD intitulado “Mirá”, uma produção compartilhada com o maestro Rildo Hora. Mirá vem recheado de sambas inéditos da própria Valéria, vários em parceria com autores potiguares, e de compositores cariocas como Fátima Guedes, Délcio Luiz e Moacyr Luz, que inclusive faz um dueto com Valéria na faixa “amor que eterniza”, fruto de sua parceria com Délcio.

 

O disco tem direção musical de Jubileu Filho e foi gravado entre Rio e Natal.

 

 

Site Valeria Oliveira