Contraste arquitetônico dos bairros São Geraldo e Moinhos de Vento em Porto Alegre

Nos hospedamos no Hotel Moov que fica na esquina da Benjamin Constant com a Cristovão Colombro no bairro São Geraldo em Porto Alegre e resolvemos escrever esta matéria sobre o contraste arquitetônico entre os dois bairros.

Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre

Contraste

São Geraldo e Moinhos de Vento são dois bairros de Porto Alegre que apresentam contrastes interessantes. São Geraldo é um bairro localizado na zona norte da cidade e teve sua ocupação efetiva por volta de 1895 com a abertura de vias e loteamentos pela Companhia Territorial Porto-alegrense.

Já Moinhos de Vento é um bairro nobre da cidade, conhecido por seus imóveis caros.

O contraste arquitetônico é visível entre os dois.

Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre

O São Geraldo

A ocupação do bairro São Geraldo começou por volta de 1895 com a abertura de vias e loteamentos pela Companhia Territorial Porto-alegrense, como já dito. Dentre as avenidas criadas, destacam-se a Amazonas, a Bahia, a Brasil, a Pará, a Paraná, a Pernambuco e a Maranhão. Em 1949 seus moradores encaminharam um pedido de oficialização e delimitação do São Geraldo à Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

São Geraldo. Prédios Inteiros à venda.

Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre

O Moinhos de Vento

Moinhos de Vento é um bairro nobre de Porto Alegre que apresenta prédios históricos integrados a empreendimentos de alto padrão.

O nome do bairro vem dos moinhos de vento trazidos pelos açorianos vindos de Portugal que buscavam um lugar para morar e plantar trigo.

No século XX, com a vinda da Hidráulica Moinhos de Vento, a área iniciou sua expansão e urbanização. Hoje em dia é uma das regiões mais valorizadas da cidade.

É um bairro com muitas opções de restaurantes, bares e cafeterias. A rua Nova York hoje é famosa pelos bares e o Parcão é famoso para aqueles que desejam se exercitar.

Arquitetura e Urbanismo de Porto Alegre

Divisão arquitetônica na rua Cristóvão Colombo

No mapa você encontra a divisão arquitetônica e urbanística da rua Cristóvão Colombo entre os bairros São Geraldo e Moinhos de Vento.

Você pode ver que a rua é uma das principais vias da cidade e liga vários bairros. Ela possui prédios comerciais e residenciais de diferentes estilos e épocas, desde casas antigas até edifícios modernos.

Mas, pós pandemia no trecho que nos hospedamos está lastimável.

Um dos marcos arquitetônicos da rua é o prédio da antiga Cervejaria Brahma, que hoje abriga um shopping center.

Nos hospedamos no hotel Moov fica na esquina da Benjamin Constant com a Cristóvão Colombo e sentimos que do lado do bairro São Geraldo a arquitetura era antiga e desprezada e do lado do bairro Moinhos de Vento era moderna e conservada.

Agora existem nuances estranhas. Na avenida Mercedes no bairro Moinhos de Vento vimos um prédio absolutamente abandonado numa rua absolutamente estranha. Isto nos causou espécie nos levando a uma reflexão intensa sobre arquitetura de Porto Alegre pós pandemia.

Não se assuste ao ficar hospedado no Hotel Moov. Em volta do hotel a pobreza, infelizmente, é visível e a arquitetura desgastada, alguns momentos, destruída.

Atravesse a rua para o Moinhos de Vento e sinta-se à vontade para curtir as belezas de Porto Alegre.

Anand Rao

Editor Chefe

Cultura Alternativa