O cultura alternativa está de luto. Na nossa redação bons músicos, inovação na música, é valorizada em gênero número e grau. Recebemos hoje a informação do falecimento do músico Wayne Shorter.
Biografia
Wayne Shorter foi um dos maiores saxofonistas e compositores de jazz da história.
Participou de várias bandas e movimentos musicais ao longo de sua carreira. Nasceu em 25 de agosto de 1933 em Newark, Nova Jersey, e começou a tocar clarinete na adolescência, mas logo depois o trocou pelo saxofone⁴. Ele se formou em música na Universidade de Nova York em 1956 e serviu no exército por dois anos.
Jazz Messengers
Em 1959, ele se juntou ao Jazz Messengers, liderado pelo baterista Art Blakey, onde atuou como saxofonista tenor e diretor musical até 1964. Nesse grupo, ele compôs várias músicas que se tornaram clássicos do hard bop, como “Lester Left Town”, “Children of the Night” e “Ping Pong”.
Wayne Shorter jazz e magia
Quinteto de Miles Davis
No quinteto de Miles Davis, tocou saxofone soprano e tenor ao lado de Herbie Hancock no piano, Ron Carter no baixo e Tony Williams na bateria.
Contribuiu com várias composições para os álbuns da banda, como “Footprints”, “Nefertiti” e “Sanctuary”.
O quinteto foi responsável por criar o modal jazz, um estilo que usava escalas musicais em vez de acordes como base para a improvisação.
Weather Report
Em 1970, Shorter formou junto com o teclista Joe Zawinul (com quem havia tocado no álbum In a Silent Way de Miles Davis) o grupo Weather Report. Esse grupo se encarregou de formar um novo som de jazz-rock, que misturava elementos do jazz com rock e música eletrônica.
O Weather Report contou com vários músicos talentosos em sua formação, como Jaco Pastorius no baixo elétrico, Peter Erskine na bateria e Miroslav Vitous no contrabaixo.
Fez vários álbuns aclamados pela crítica e pelo público, como Heavy Weather (1977), Black Market (1976) e Mysterious Traveller (1974).
O próprio Quarteto
Além dessas bandas, Shorter liderou seu próprio quarteto, formado por Danilo Pérez no piano,
John Patitucci no baixo e Brian Blade na bateria.
Era considerado um dos melhores grupos de jazz contemporâneo, que explorava a interação musical entre os membros e a liberdade criativa.
Lançou álbuns como Footprints Live! (2002), Beyond the Sound Barrier (2005) e Emanon (2018), este último acompanhado por uma graphic novel e uma orquestra sinfônica.
Músicos diversos
Wayne Shorter também colaborou com outros músicos importantes do jazz e da música brasileira, como Herbie Hancock, Freddie Hubbard, Milton Nascimento, Gilberto Gil e Carlos Santana.
Prêmios
Wayne recebeu vários prêmios e homenagens por sua carreira musical, como 12 Grammys, o Prêmio Polar e o Kennedy Center Honor.
Assista Wayne Shorter
Tristeza total
Ele mudou nossa concepção sobre o jazz, nos fez refletir e questionar, ele foi alma, chão, pão e poesia.
RIP Wayne Shorter.
Anand Rao
Editor Chefe
Cultura Alternativa