Dia do Advogado: tecnologia é aliada na rotina de trabalho
Agilidade, redução de custos e menos burocracia são as vantagens que a tecnologia oferece aos advogados e escritórios que buscam mais eficiência e diferencial competitivo
Comemorado em 11 de agosto, o Dia do Advogado serve para homenagear aqueles que decidiram seguir carreira na área e enfrentam uma rotina de trabalho intensa: processos para advogar, prazos para cumprir, desafios diários para enfrentar.
Porém, esses profissionais podem utilizar a tecnologia para gerar agilidade, economia e como diferencial competitivo, já que as inovações têm tornado as atividades rotineiras mais simples e eficazes.
Um desses exemplos são plataformas especializada em assinatura eletrônica que pode ser considerado um marco na evolução da tecnologia nos escritórios de advocacia, tornando as operações rotineiras mais ágeis e gerando maior produtividade das equipes.
A DocuSign permite que a assinatura de documentos eletronicamente por meio de qualquer dispositivo – computadores, smartphones e tablets – e o envio dele para qualquer pessoa.
Dessa maneira, é possível eliminar todo o procedimento burocrático de imprimir um documento, assinar, escanear e depois enviar.
A plataforma também oferece gerenciamento de workflow. Através desta funcionalidade, são definidas as pessoas que precisam assinar os documentos, atribuindo critérios de hierarquia e obrigatoriedade.
Todo o processo é criptografado para segurança dos envolvidos. As etapas são registradas para garantir a transparência e podem ser auditadas a qualquer momento, com todos os dados, aprimorando a tramitação de documentos com validade jurídica com segurança de autenticação.
A transformação digital dos documentos em papel ajuda a eliminar a burocracia que proporciona a morosidade nos processos de negócio, além de ser sustentável e aumentar a confiabilidade das partes.
No universo jurídico, há plataformas usadas pelos advogados, como por exemplo o Dropbox, Tools, EDiscovery, ou mesmo o Gmail, que já são integradas com a solução da DocuSign.
Permitindo, assim, que as assinaturas sejam feitas a partir da própria ferramenta que os advogados já utilizam, sem nenhuma burocracia a mais.