Dia do leitor
No Brasil, até 2019, havia aproximadamente 100 milhões de leitores, o que representa 52% da população. Esses dados vêm da 5ª edição da pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”.
A pesquisa classifica como leitor qualquer pessoa que leu um livro, inteiro ou parcialmente, nos três meses anteriores à pesquisa. Notavelmente, este número mostra uma diminuição em relação aos anos anteriores, com uma queda de cerca de 4,6 milhões de leitores entre 2015 e 2019.
Origem do Dia do Leitor
Comemoração Brasileira, surgida a partir do aniversário do jornal cearense “O Povo”, que foi fundado em 7 de janeiro de 1928 pelo poeta e jornalista brasileiro Demócrito Rocha.
Dentista, funcionário dos Correios e telégrafos, intelectual, deputado federal e jornalista combativo, fundou, em 1929, o órgão literário Maracajá, tido na terra de Alencar como a “revista literária que o paladino e trincheira do movimento modernista no Ceará”.
Quando Demócrito Rocha fundou o jornal diário O Povo, que se transformaria numa espécie de cartão de visita do Ceará, o Maracajá passou a circular como um dos seus suplementos.
Por um lado, O Povo combatia os “desregramentos políticos da época”, e por outro, o Maracajá abrigava a produção dos poetas e intelectuais da terra, onde o próprio Demócrito Rocha publicou a maioria de seus poemas, curiosamente sempre assinados com o pseudônimo de Antônio Garrido.
E como criar um hábito diário de leitura
- Crie um espaço de leitura e tenha um horário
- Identifique o que você gosta
- Visite uma biblioteca ou livraria
- Escute música
- Selecione tipos de texto
- Troque livros e ideias com amigos
Com este hábito aos poucos você irá conhecendo suas preferências e tópicos, se gosta de romances, poesias e até literatura policial.
Dia do leitor
Agnes Adusumilli
Cultura Alternativa
Cultura Alternativa
-
Raul Seixas: O eterno Maluco Beleza é homenageado com Google Doodle
Raul Seixas: O eterno Maluco Beleza é homenageado com Google Doodle