Dia Internacional do Jazz

Dia Internacional do Jazz

Dia Internacional do Jazz 2023

Dia Internacional do Jazz exalta força de expressão, criatividade e veículo de paz

Rio de Janeiro está entre 12 cidades do All-Star Global Concert; data é celebrada sob o lema “Uma viagem pelo mundo do jazz”; Unesco enfatiza gênero musical como elemento influenciador para o desenvolvimento urbano sustentável

Neste Dia Internacional do Jazz, músicos fazem um apelo pela paz através do gênero musical a partir de vários cantos do mundo. Plataformas digitais apresentam atuações em simultâneo de 12 cidades.

Sob lema “Uma viagem pelo mundo do jazz”, um show virtual inclui performances de Rio de Janeiro, Pequim, Beirute, Casablanca, Joanesburgo, Marondera, Paris, Viena, Fairbanks, Nova Iorque, São Francisco e Washington.

Concerto Global

O All-Star Global Concert é tradição para marcar a data proclamada pela Organização da ONU para Educação, Ciência e Cultura, Unesco.

A agência defende o poder do Jazz como uma força de paz, diálogo e compreensão mútua.

A ONU News ouviu músicos de Moçambique e do Brasil que convergem na visão do jazz como fator para a mudança de comportamento social.

O Dia Internacional do Jazz é celebrado em 30 de abril.

A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock.

Foi em 2012 que se celebrou pela primeira vez o Dia Internacional do Jazz. A comemoração tem como objetivo lembrar a importância deste gênero musical e o sua contribuição na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura.

Dia Internacional do Jazz – Comemorações

Atividades sociais e educacionais sobre o Jazz

Pelo menos 190 países realizam concertos e iniciativas acompanhadas de atividades sociais e educacionais sobre o Jazz.

No Brasil, o Festival Solar Música na Árvore, homenageia Louis Armstrong que morreu com quase 70 anos. Foi de Brasília que o trompetista brasileiro Marcos Santos falou à ONU News.

Dia Internacional do Jazz – Origem do Jazz

O jazz teve origem nos Estados Unidos da América, através da comunidade afro-americana no século XIX, tendo-se popularizado nas primeiras décadas do século XX.

New Orleans é reconhecida como a cidade onde nasceu o jazz. Acredita-se que a palavra jazz advém da gíria norte-americana.

O Cultura Alternativa já esteve em New Orleans, conheça esta cidade que possui uma energia incrível.

Agnes Adusumilli – Cultura Alternativa

Dica de Hospedagem em Nova Orleans

Dica de Passeio em Nova Orleans

Cultura Alternativa