Aprender Valor tem nova plataforma para levar educação financeira a estudantes
O Aprender Valor é uma plataforma do Banco Central que esteve focado em ajudar escolas públicas e agora abrirá as portas do programa também para as escolas particulares e cidadãos
O Aprender Valor, programa gratuito do Banco Central (BC) que ajuda professores, escolas e redes de ensino a levarem educação financeira a estudantes do ensino fundamental, está de cara nova.
A nova plataforma é mais simples e fácil de navegar, e reúne todas as informações e ferramentas em um só lugar: https://aprendervalor.bcb.gov.br/ .
“O Aprender Valor ajuda educadores, crianças e jovens a lidar melhor com o dinheiro e, com isso, a usar o dinheiro para realizar seus sonhos. Vamos, juntos, levar educação financeira para essa nova geração de brasileiros”, destaca Ana Márcia Fonseca, chefe da Divisão de Educação Financeira do BC.
A partir de agora, o Aprender Valor, que esteve focado em ajudar escolas públicas, abrirá as portas do programa também para as escolas particulares e cidadãos, de forma a incentivar que esse tema chegue a todas as salas de aula, de todas as escolas do país, e à população em geral.
Ainda de acordo com Ana Márcia, o BC aproveitou a mudança para abrir o programa também para os demais cidadãos, porque sabe que pais que fazem homeschooling e educadores financeiros também podem se interessar pelos materiais disponibilizados.
O Site Cultura Alternativa, já escreveu sobre:
PARA LER SOBRE O ASSUNTO CLIQUE NO ARTIGO DE SEU INTERESSE
- Mesada escolar – Desenvolvendo Educação Financeira
- Dicas para Reduzir o Estresse ao Estudar para uma Prova
- Receita Federal lança Portal de Compras Internacionais
Educação financeira
Nova plataforma
Estão no novo espaço todos os 68 projetos escolares do Aprender Valor, para os nove anos do ensino fundamental. Cada projeto apresenta uma sequência de 5 a 10 aulas, integrando o tema da educação financeira aos conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia ou História.
Três projetos são específicos para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Agora, todos os projetos estão disponíveis na versão completa, com os anexos no mesmo arquivo, para qualquer usuário cadastrado, independentemente de trabalhar em escola ou não.
Os educadores são incentivados a registrarem na própria plataforma a aplicação dos projetos escolares, até o fim do ano letivo.
Outra praticidade são os links para formações do Aprender Valor, que agora estão hospedadas no site da Escola Virtual de Governo (EV.G) e são certificadas pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap):
Educação Financeira Pessoal – 40 horas;
Formação de professores – com carga horária reduzida para 40 horas;
Formação de gestores escolares – 40 horas;
Elaboração de projetos escolares com educação financeira – 30 horas.
Se tiver dúvidas sobre o programa ou o processo de mudança, acesse a FAQ do Aprender Valor .
Próximos passos
Para o futuro, o Aprender Valor pretende ampliar o programa para o ensino médio e ofertar projetos escolares direcionados para escolas indígenas, quilombolas e que atendam estudantes com necessidades educacionais específicas.
Educação financeira
Números
Hoje, o Aprender Valor já está em mais de 24 mil escolas de ensino fundamental, de mais de 3,1 mil municípios brasileiros (56% das cidades do País), em todas as unidades da Federação.
Recursos didáticos ofertados gratuitamente:
- 68 projetos escolares com aulas prontas para levar educação financeira para sala de aula;
- quatro cursos on-line para formação de professores e gestores, disponíveis na EV.G e certificados pela Enap;
- dois testes por ano para avaliação do letramento financeiro dos estudantes.
Inscreva-se no canal do Aprender Valor no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece no programa. Acesse https://t.me/aprendervaloroficia.
Fonte – Agência GOV