Um empresário com uma visão diferenciada de mercado.
Esta é uma entrevista padrão realizada pelo Cultura Alternativa para que vocês tenham informações diversas sobre a área empresarial brasileira e mundial, conhecidos ou não.
Nesta entrevista com Antônio Marcos Gonçalves falaremos da Norart (Vidros e Molduras) empresa onde é sócio da Miriam Teixeira.
Fale um pouco da sua vida, onde nasceu, etc. Lembre-se que o leitor na internet gosta de concisão. Ser conciso é fundamental.
Nasci em Teresina-PI, e me mudei para Brasília com 1 mês de vida. Trabalhei na empresa GB Molduras. Quando o antigo dono da Norart Vidros e Molduras decidiu vender o negócio, eu vendi meu carro, casa e fiz empréstimo no banco para adquirir a empresa. Desde então, temos operado a empresa há 14 anos.
Você acha que o Brasil respeita o empresário e seus empreendimentos? Há espaços para o mesmo divulgar seu empreendimento. E a mídia tradicional e alternativa como trata este segmento?
O país não respeita o empresário. Em relação a divulgar o empreendimento, existem formas, mas temos buscar tudo sozinhos. Neste ano que estamos buscando formas de divulgar o trabalho. A mídia não dá atenção para o trabalho realizado pelo vidraceiro. É um trabalho bonito, mas os trabalhadores, em geral, não procuram se aprimorar. Já para o ramo de molduras, tem mais divulgação e mais espaço na mídia, já que é um trabalho artístico, e, geralmente, é buscado por pessoas com um maior nível cultural.
Dê ideias de como o seu investimento pode ser mais valorizado em nosso país? Detalhe o seu empreendimento.
Todas as pessoas precisam de vidros em suas casas. Entretanto, as pessoas pensam que esse trabalho de instalação de vidros pode ser feito por qualquer pessoa sem qualquer preparo. Eu acredito que a melhor forma de tornar o trabalho mais valorizado no país é mostrando para as pessoas que existem normas específicas a serem seguidas quando um vidro é instalado. Existem padrões nacionais de segurança que devem ser observados. Talvez assim, o trabalho será mais valorizado.
Recentemente você participou da Glass South America Technologia e Design, o que foi esse evento e como colaborou para o crescimento da Norart.
Esse evento acontece todo ano. Ele é somente um dos eventos que acontecem. Se trata de uma feira, para toda a América do Sul, em que os distribuidores de vidro mostram novos materiais, maquinário, ideias e tendências do mercado. Essa feira foi muito boa para a empresa, pois nela conseguimos um novo software de gerenciamento interno para a molduraria e para a vidraçaria. Podemos agora organizar alguns estoques. Antes, esses programas eram feitos somente para as fábricas, agora expandiram.
Outro acréscimo à empresa foi que conhecemos a Rádio Vidreira, que não sabíamos que existia. Inclusive, nossa empresa foi escolhida na feira para dar uma entrevista nesta quinta-feira (16/06) com mais 4 participantes dando nossa opinião sobre a feira.
Descobrimos que, em Brasília, atualmente, o ramo de sacadas de vidro está crescendo. Então adicionamos mais esse serviço à nossa empresa, e já encontramos um fornecedor dos perfis. Agora vamos treinar os profissionais para isso. Além disso, descobrimos a existência de alguns cursos on-line para vidraceiros, e vamos fazê-los com os funcionários.
Por fim, outro ramo que a feira nos proporcionou conhecer foi o de manutenção de box de vidro. Foi pontuado que os boxes necessitam de reparo anualmente por questões de segurança, e, agora, vamos oferecer também esse serviço aos nossos clientes.
Qual o diferencial do teu empreendimento? O que é que ele tem que ninguém fez até hoje? Quem o influenciou? E o pior do seu produto?
O nosso diferencial, além do vasto número de serviços oferecidos, é o atendimento e atenção que damos para o cliente. Outro destaque nosso é a busca por inovações. Sempre estamos buscando novidades e tecnologias avançadas para colocar nos serviços que oferecemos. Muitas empresas trabalham no modelo padrão, porém a Norart Vidros e Molduras está sempre se atualizando e se aperfeiçoando.
O pior do nosso produto é encontrar mão de obra. Não existem muitos cursos profissionalizantes para vidraceiro e moldureiro. Sendo assim, toda vez que contratamos um funcionários, nós ficamos fazendo um treinamento teórico-prático, por pelo menos duas semanas, para que ele consiga executar o serviço. Outro problema com mão-de-obra é que alguns funcionários quando são demitidos passam a trabalhar freelancer com o ramo de vidros, ai oferecem um serviço mais barato e sem garantia, já que não pagam impostos e não tem uma marca oficial para suportarem.
Agora nos informe como você está na internet? Nos informe sua página no facebook e etc? E quando não possuir um dos itens dia o porque, certo?
Página do Facebook – Norart Molduras
Instagram – Norart Molduras
Site – clique aqui
Whats App – (61) 98352-3174
E-mail – norartmolduras@terra.com.br
Alguma coisa ficou pendente que gostaria de falar?
Não. Tudo foi bem colocado.
Conheça a Norart em Brasília-DF
Endereço – CLS 213 – Bl. B – Loja 33
Telefone – 61 33460121
Anand Rao e Agnes Adusumilli
Editores do Cultura Alternativa