EXPOSIÇÃO Japão em Sonhos
A Japan House São Paulo apresenta, de 18 fevereiro a 26 de abril, a exposição ‘Japão em Sonhos’, uma experiência imersiva em instalação feita com projeções de grande escala em mapeamento de vídeo (vídeo mapping), acompanhada de trilha sonora especial para oferecer ao visitante uma viagem de sonhos por meio de imagens icônicas do Japão.
JAPAN HOUSE São Paulo
AVENIDA PAULISTA, 52, SÃO PAULO.
EXPOSIÇÃO Japão em Sonhos
A instalação – no térreo do centro cultural – apresenta uma sequência de imagens e sons que destaca marcantes elementos japoneses, desde a beleza efêmera da florada das cerejeiras e o famoso festival de lanternas (Tsunan Yuki Matsuri), até uma floresta misteriosa habitada por espíritos do folclore japonês. A imersão é uma jornada por figuras simbólicas do Japão e se inspira nas gravuras japonesas do ukiyo-e, movimento artístico japonês iniciado no século XVII, que ganhou a Europa no século XIX, quando as relações comerciais entre o Ocidente e o Japão foram abertas.
Criada pela empresa Danny Rose Studio, a obra, que esteve em cartaz no último ano no Atelier des Lumières, em Paris, oferece um vislumbre da grande diversidade, riqueza e modernidade do ukiyo-e. “Japão em sonhos é uma daquelas experiências inesquecíveis, em que você adentra esse universo fantástico, onírico e é envolvido por uma explosão de imagens e referências japonesas. Algumas imediatamente associadas ao imaginário coletivo e outras tantas descobertas, daquelas que só seria possível viver e sentir se estivéssemos de fato no Japão.”, comenta Natasha Barzaghi Geenen, Diretora Cultural da Japan House São Paulo.
O trabalho criativo dá vida ao Japão emblemático por meio das projeções e trilha sonora. Cerejeiras em flor surgem em leques, ocupando o espaço com as pétalas de sakura. Uma floresta habitada pelos espíritos japoneses é tomada pela A Grande Onda de Kanagawa, de Katsushika Hokusai (1760-1849, artista japonês de ukiyo-e) levando o visitante ao fundo do mar para encontrar uma grande diversidade de peixes e animais marinhos.
Destinada para todas as idades, a instalação promete maravilhar com a diversidade de imagens combinadas perfeitamente com uma expressiva trilha sonora, que conta com faixas do músico japonês contemporâneo, Ryuichi Sakamoto, além de ritmos incrivelmente rápidos e expressivos dos tambores japoneses, proporcionando uma experiência sensorial mágica e completa.