Festival Literário Internacional de Pomerode
Com programação gratuita, o evento já possui presenças confirmadas de grandes nomes da literatura
O Festival Literário Internacional de Pomerode (SC) (Flipomerode) nasce com o intuito de conectar a literatura brasileira à de expressão alemã.
E também proporcionar um ponto de encontro de leitores dos mais diversos níveis e faixas etárias, em um destino que respira turismo e é reconhecido como a cidade mais alemã do Brasil.
A primeira edição do festival será realizada entre os dias 9 e 13 de agosto e o espetáculo de abertura contará com a apresentação da Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul.
MAIS LIDAS
“Vamos promover o encontro de grandes autores do Brasil e da Alemanha em Pomerode (SC).
O envolvimento do público será essencial e estamos preparando uma programação vasta, com experiências interativas, que vai fortalecer ainda mais o potencial cultural e turístico da região”, antecipa Manfredo Goede, presidente da Associação Visite Pomerode (AVIP), que realiza o evento.
Contações de histórias, mediações de leituras, debates, shows, e espetáculos de teatro farão parte da programação do festival, que traz uma proposta inédita para o Sul do Brasil.
“Não é apenas uma feira de livros, mas sim uma celebração do livro e da leitura, para aproximar os leitores dos livros e de grandes autores. Faltava um festival internacional de literatura para Santa Catarina, e agora já temos”, revela Edilma Lemanhê, coordenadora do Flipomerode.
“Além das grandes atrações, a intenção do festival é contribuir com a formação de novos escritores e leitores por meio de oficinas para professores e alunos de Pomerode. E assim, reforçar a importância do Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado”, complementa.
O local escolhido para acolher o evento foi o Centro Cultural de Pomerode. A curadoria do evento é assinada pelo premiado escritor catarinense Carlos Henrique Schroeder.
Todas as atrações serão gratuitas, no entanto, os ingressos devem ser garantidos de maneira online. Eles estarão disponíveis a partir do fim de junho.
Duas grandes autoras brasileiras já confirmaram presença e terão mesas especiais: Ana Maria Machado e Ana Maria Gonçalves.
Outros nomes de expressão da literatura brasileira e de expressão alemã também estarão presentes. Em breve, mais detalhes serão divulgados. Confira a agenda das duas primeiras autoras anunciadas:
Festival Literário Internacional de Pomerode
Quinta-feira (10/8)
19h30min – A voz de Kehinde: mesa especial com Ana Maria Gonçalves
Mediação de Clarice Fortunato
Uma conversa em torno de “Um defeito de cor”, o livro de Ana Maria Gonçalves que venceu o Prêmio Casa de las Américas e está na lista da Folha de S.Paulo como o sétimo entre os 200 livros mais importantes para entender o Brasil.
Este clássico contemporâneo conta a saga de Kehinde, uma mulher negra que, aos oito anos, é sequestrada no Reino do Daomé, atual Benin, e trazida para ser escravizada na Ilha de Itaparica, na Bahia.
O livro inspirou, em 2022, uma exposição homônima no Museu de Arte do Rio (MAR), com curadoria de Amanda Bonan, Marcelo Campos e da própria Ana Maria Gonçalves. Em 2024 a obra será o tema do desfile da Portela no grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro.
Festival Literário Internacional de Pomerode
Sexta-feira, (11/8)
19h30min – Um mapa todo seu: uma mesa em homenagem a Ana Maria Machado
Mediação de Vanessa Gonçalves
Um percurso sobre a vida e a obra de uma das mais versáteis e consagradas escritoras brasileiras. Ana Maria Machado já lançou mais de cem livros, entre infantis, juvenis, romances e ensaios, publicados em vinte idiomas e vinte seis países.
São mais de vinte milhões de exemplares vendidos e prêmios como o Hans Christian Andersen (o Nobel da literatura para crianças), o Jabuti, o Príncipe Claus (Holanda) e o Iberoamericano SM.
O Flipomerode é uma realização da Associação Visite Pomerode (AVIP), com produção do Centro Cultural SCAR. Conta com o apoio do Goethe-Institut, da Câmara Literária de Pomerode e da Prefeitura Municipal de Pomerode.
O evento tem o patrocínio de Juriti, Oxford, Kyly, Havan, Nugali, Netzsch, Karsten e Damenny, através do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado de Santa Catarina.