Google Arts & Culture – Instituto Inhotim

Google Arts & Culture Instituto Inhotim

Google Arts & Culture Instituto Inhotim

Exposição virtual gratuita sobre plantas do Jardim Botânico

A visita é rica em detalhes, com fotos em alta resolução e ângulos diferenciados.

Ela aponta 470 espécies da família das aráceas, a segunda entre as mais representativas do Inhotim.

Entre Folhas e Formas: Uma Viagem ao Universo das Aráceas, pode ser acessado através da plataforma Google Arts & Culture

Google Arts & Culture Instituto Inhotim

O Instituto Inhotim anunciou, nesta quarta-feira (23), a data de reabertura: sábado, dia 7 de novembro. O maior museu a céu aberto do mundo fica em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e está fechado há mais de seis meses por causa da pandemia de coronavírus.

Antúrio. Copo-de-leite. Taioba. Inhame. Costela-de-Adão. Essas espécies fazem parte do cotidiano de muitas pessoas. Na linguagem científica, elas pertencem à uma mesma família chamada Araceae. Para além dessas cinco espécies, há um número muito maior de aráceas.  

Mais de 3.000 já foram descritas e anualmente novas espécies ainda são reveladas. Araceae é excepcionalmente diversa e compreende plantas arbustivas, trepadeiras, epífitas e até aquáticas. São plantas primordiais na composição de jardins tropicais.

O paisagista Roberto Burle Marx tinha notável interesse por aráceas, principalmente pela diversidade de formas. Seu interesse no grupo surgiu ainda menino e o acompanhou durante toda a vida.

No Inhotim, o paisagista Pedro Nehring aproveita a variedade de formatos, cores e texturas deste grupo na composição dos jardins, combinando harmonicamente plantas nativas e exóticas. Aráceas são tão importantes na linguagem paisagística de Inhotim que se tornaram a segunda família mais representativa de seu acervo botânico.

“Entre Folhas e Formas: Uma Viagem ao Universo das Aráceas” é um recorte da diversidade de aráceas do Instituto, acompanhadas de histórias fascinantes de saberes populares.

Conheça outros museus pelo mundo

Museu Frida Kahlo é uma oportunidade única de conhecer de perto a história de uma da artista incrível e com toda a intensidade em que ela viveu.

Anne Frank House no Google Arts & Culture que além das coleções de artes, é possível visitar pontos turísticos e ver imagens de eventos que marcaram a humanidade

Museu do Futebol, em parceria com o Google, criou o Museu do Impedimento

Museu de Arte Moderna da Bahia, conheça as exposições do MAM gratuitamente em um tour virtual. Além do tour pelas exposições, o visitante também poderá ver um dos cartões postais de Salvador: o pôr do sol no MAM