Coleção História Geral da África em português

história geral da áfrica, Consciência Negra

História geral da áfrica

Está cada vez mais evidente a importância do povo brasileiro aprender mais sobre a história geral da África e entender que tudo que existiu nesse continente vai além da escravidão, contribuindo positivamente para o combate da perpetuação do racismo no país.

A UNESCO, em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e a Diversidade do Ministério da Educação (Secad/MEC) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), disponibilizaram a Coleção Completa da História Geral da África em português.

Mais do que mostrar a verdadeira história, a coleção dá a possibilidade dos próprios africanos contarem, a partir de sua perspectiva, sobre o legado e a vida daquele povo no seu continente.

Um pouco mais sobre a obra

A coletânea foi traduzida com o objetivo de preencher uma lacuna na formação acadêmica nacional a respeito do legado do continente africano, pois o desconhecimento da amplitude do saber do povo negro e suas origens têm prejudicado a construção de toda a identidade nacional.

No total, são oito volumes que contam a história do povo africano, que já tinha sido traduzida anteriormente para outras línguas, como o árabe, inglês e francês, além de possuir uma versão menor em diversos idiomas, inclusive as de matriz africana.

A coleção foi produzida por mais de 350 especialistas de várias áreas do conhecimento. A direção do projeto foi realizada pelo Comitê Científico Internacional, onde dos 39 intelectuais presentes, dois terços eram africanos.

Com certeza, foi um dos projetos editoriais mais importantes da UNESCO nos últimos trinta anos.

A coleção História Geral da África é um grande marco no processo de reconhecimento do patrimônio cultural da África, que permite melhor compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente.

Você poderá baixar todo conteúdo gratuitamente em PDF, mas somente na versão em português. Para isso, é só acessar o site: