Hollywood ou Bollywood?

Hollywood ou Bollywood?

Hollywood ou Bollywood?


Um Bairro de Nova York traz a perspectiva americana do contexto latino e a pergunta do milhão é: vamos assistir uma fusão de sucesso?


Não é nenhum segredo que a Índia é um sucesso em produções da sétima arte.

Muitos passaram a conhecer Bollywood, expressão que surgiu da combinação das palavras Bombaim – antigo nome de Mumbai, onde se concentra a indústria cinematográfica na Índia, com Hollywood, a partir do longa dirigido por Danny Boyle, Quem Quer Ser Um Milionário. Estrelado por Dev Patel, o filme traz tudo que eles fazem de melhor, música, dança combinado a um roteiro histórico.

Hollywood ou Bollywood?

Mas os americanos não ficam atrás, também entregam excelentes produções musicais, afinal eles têm um dos palcos mais importantes do mundo, a Broadway.

E é isso que Um Bairro de Nova York (In the Heights, título original) promete para junho. O longa, adaptação de uma peça criada por Lin-Manuel Miranda, narra a história de Usnavi de la Vega, proprietário de uma bodega, em Washington Heights, em Nova York, que após ganhar uma herança, decide fechar sua loja e se aposentar na República Dominicana.

Assim como nos filmes indianos em que a cultura é bastante exaltada, Um Bairro de Nova York trilha o mesmo caminho, mas para os latinos. Muito hip-hop, salsa e merengue, rap e pop estão no repertório da trilha sonora que é cativante e casa bem com os cenários vivos e alegres da grande maçã.

Hollywood ou Bollywood?

Com o cantor e ator Anthony Ramos Martinez, como Vega, e um elenco que conta com o próprio criador do musical, Lin-Manuel Miranda, a atriz Stephanie Beatriz, conhecida por seu papel como a detetive Rosa Diaz na série de televisão Brooklyn Nine-Nine, é de se esperar algo único.

O responsável pela direção é Jon Chu, produtor de Podres de Ricos, já o roteiro é assinado por Quiara Alegría Hudes, conhecida pelo livro In the Heights que rendeu o musical. Para os brasileiros, o filme foi apresentado em uma prévia na CCXP-19, no painel da Warner Bors.

Sobre o cineasta: O cineasta brasileiro Daniel Bydlowski é membro do Directors Guild of America e artista de realidade virtual.