Ilusões Perdidas
GANHADOR DE 6 PRÊMIOS CÉSAR, ILUSÕES PERDIDAS CHEGA AOS CINEMAS BRASILEIROS EM 09/06
Inspirado no clássico de Balzac, filme fez sucesso no Festival de Veneza e Varilux, e traz, no elenco, Benjamin Voisin, Xavier Dolan, Gérard Depardieu e Jeanne Balibar
Um dos maiores clássicos da literatura universal, ILUSÕES PERDIDAS ganha uma nova adaptação vibrante e que dialoga com o presente pelas mãos do cineasta francês Xavier Giannoli (“Marguerite”).
Ilusões Perdidas
Publicado originalmente em 1837, o romance de Balzac nunca perde sua atualidade, tratando da imprensa e da perda da ingenuidade de um jovem sonhador que se muda do interior da França para Paris. Lucien de Rubempré (Voisin) é um poeta circulará pela sociedade local, conhecerá o dinheiro, as mulheres, até que seja corrompido e suas ilusões desfeitas.
Giannoli assina o roteiro com Jacques Fieschi, e conta que conhece o romance desde a juventude, quando tinha mais ou menos a mesma idade que o personagem, e estudava Letras.
Pouco depois estava estudando cinema, na Sorbonne, e começou a juntar um material sobre o livro. “Comecei então a acumular notas, referências visuais, estudos de crítica, porque os críticos de todos os lados queriam recuperar Balzac. E até agora até onde me lembro, sempre convivi com a ideia de um dia fazer uma adaptação cinematográfica do romance.”
O cineasta explica que a ideia para ILUSÕES PERDIDAS foi também de homenagear o “esplendor francês”, seu espírito, sua linguagem, como seus tecidos e seus espaços.
ILUSÕES PERDIDAS será lançado no Brasil pela Califórnia Filmes.
Sinopse
Inspirado no clássico de Honoré de Balzac, o filme tem como protagonista Lucien de Rubempré, um jovem poeta pobre, na França do século XIX, que alimenta grandes sonhos.
Ele abandona a cidadezinha onde mora e a gráfica de família, e se muda para Paris, onde descobrirá um mundo regido pela aparência e ganância, que consumirão suas ilusões.