Influência portuguesa na cultura brasileira

influência portuguesa

A influência portuguesa na cultura brasileira é bastante evidente pois afinal de contas, Portugal foi o colonizador do Brasil. Sendo assim, é fato de que muito de nossa cultura tenha vindo da Europa.

O gosto por vinhos e massas, artesanato e até mesmo o nosso idioma é resultado de anos de convívio entre portugueses e brasileiros.

Descubra mais sobre a influência portuguesa na cultura brasileira e descubra como ela afeta nosso cotidiano.

influência portuguesa

Gastronomia

Os portugueses trouxeram consigo diferentes iguarias para nossa terra, sendo assim, diferentes tipos de comidas como o pão francês,  confeitos, mel, figos, massapão, bolo de amêndoas, trigo, centeia, cevada, patos, ovos, cação, sardinha, linguados, manteiga, marmelos, limão e laranjas.

Tais comidas eram trazidas para cá com o intuito de que elas fossem reproduzidas aqui, tal como eram reproduzidas em Portugal. Sendo assim, diferentes comidas e temperos começaram a fazer parte da culinária brasileira.

influência portuguesa, Doces portugueses, CENTRO DE PORTUGAL

Religião

A religião também sofreu grande influência portuguesa uma vez que o catolicismo foi profundamente difundido.

Desse modo, vários jesuítas vieram para cá com o intuito de catequizar os índios e os moradores de diversas áreas.

Até os dias de hoje podemos ter acesso à diferentes Igrejas e santos portugueses os quais, muitos brasileiros são devotos.

Idioma

O idioma que falamos atualmente, sofreu grande influência portuguesa. Apesar de ser um português diferente daquele falado em Portugal, nossa língua muito se assemelha a ele.

No entanto, a influência portuguesa não teve força sobre as regionalidades, sendo que cada parte do Brasil traz consigo pedaços diferentes de outras culturas em seu dialeto.

Arte e literatura

A arte e literatura também sofreram influência portuguesa , uma vez que foi através dos Portugueses que o Brasil teve acesso a movimentos artísticos europeus como o renascentismo, barroco rococó e neoclassismo.

A literatura também teve a mesma influência, sendo que o primeiro documento considerado literário foi o de Pero Vaz de Caminha ao Rei Manuel I em Portugal.

Redação – Cultura Alternativa