Itaú Cultural - Cultura Alternativa

Itaú Cultural vai contemplar projetos de criação artística

Itaú Cultural – Edital Rumos 2023-2024 vai contemplar projetos de criação artística

As inscrições são gratuitas e começam no dia 1º de agosto; projetos podem ter um teto de até R$ 100 mil e as pessoas terão 18 meses para execução

O edital Rumos 2023-2024, do Itaú Cultural, abre inscrições a partir de 0h01 desta terça-feira (1º), até as 23h59 de 22 de setembro — tudo no horário de Brasília. Nesta edição, o programa contempla projetos de criação artística, inclusive nas linguagens de literatura e HQ, entre outras.

Os projetos podem ser inscritos gratuitamente em rumositaucultural.org.br, site que indica os procedimentos e a estrutura do programa. Eles passarão por um processo de seleção e os contemplados serão comunicados até o dia 6 de maio de 2024. Os projetos podem ter um teto de até R$ 100 mil (brutos, tanto PF quanto PJ), e as pessoas terão 18 meses para execução.

Itaú Cultural

‍Segundo o Itaú Cultural, esta edição marca um novo momento do Rumos. O edital passa a aceitar somente projetos de criação artística relacionados à arte e cultura brasileiras.

Neste conceito, estão abrangidas quaisquer ações ou etapas criativas para o desenvolvimento do projeto que pode ser concebido em qualquer tipo de suporte, formato ou mídia, nas seguintes linguagens: literatura, arte e tecnologia, artes visuais, design, arquitetura, moda, gastronomia, audiovisual, circo, dança, performance, música, teatro, games e HQ.

Não são considerados projetos de criação artística propostas de encontros, cursos, oficinas, seminários, mostras, festivais, feiras, circulação, preservação, restauração, higienização, catalogação, organização e recuperação de acervos e programas de formação. O Rumos criou uma página para tirar dúvidas aqui.

O novo formato do Rumos decorre de um período de recolhimento e observação imposto pelo isolamento da pandemia de covid-19 – durante o qual foi repensada a forma de análise e escolha dos projetos inscritos no Rumos anterior, do biênio 2019-2020.

Itaú Cultural

A forma de seleção dos projetos desta edição está mantida em três etapas. A primeira é a de avaliação.

Neste momento, todas as inscrições válidas são analisadas pelos integrantes da comissão de avaliação do Rumos Itaú Cultural. Aqui, são avaliados os projetos que atendem, em parte ou integralmente, os critérios norteadores do programa.

Na segunda etapa, a de seleção, todos os trabalhos aprovados anteriormente são analisados pela comissão de seleção, considerando a singularidade (criatividade, inovação, experimentação e contemporaneidade), relevância, (abrangência, potencialidade, referência e representatividade) e consistência (conceituação e viabilidade).

Por fim, os projetos selecionados até este momento passam pela etapa de viabilidade técnica, jurídica e orçamentária.