Caminhos e Descaminhos na Itália. Turismo na Itália. Meu primeiro Brunello de Montalcino.
Faço parte do grupo Apaixonados por Vinhos.
Ao informar que o cultura alternativa viajaria para a Itália, todos foram unânimes ao informar que nós deveríamos provar um vinho Brunello de Montalcino.
Caminhos e Descaminhos na Itália – História
Ao fim da segunda metade de 1800 o vinho mais conhecido e apreciado nesta região era um vinho branco doce, o Moscadello di Montalcino.
Foi nesse período que Clemente Santi começou a estudar o potencial de uma variedade da uva Sangiovese, a Sangiovese grosso, localmente chamado da Brunello por causa de sua cor particularmente escura.
Por volta de 1860 o neto de Clemente, Ferrucio Biondi-Santi (filho de Jacopo Biondi e Caterina Santi), iniciou a produção de um vinho tinto que imediatamente se mostrou de excelente qualidade.
Todavia, o Brunello permaneceu por muitos anos como um vinho conhecido e apreciado apenas nos entornos da zona de produção, razão do elevado preço de venda.
Foi depois de 1950 que a fama do Brunello di Montalcino passou para o resto da Itália e para o mundo.
Turismo na Itália – Preço
Em todo lugar por onde passamos na Itália buscamos ver o preço e a disponibilidade de um vinho Brunello de Montalcino.
A média de preços que encontramos foi acima dos €45, alguns eram muito caros fora do nosso orçamento, mas, adquirimos 04 Brunellos de Montalcino para degustação na redação.
Meu primeiro Brunello de Montalcino – Experiência
Experiência com meu primeiro Brunello de Montalcino foi especial. Primeiro, não buscamos avaliar nada, apenas curtimos a harmonia entre o corpo, os taninos, a acidez e os aromas deste vinho.
Tudo a tempo e hora foi compondo um belo vinhos. Pagamos €19 numa garrafa de 375 ml no mercado Municipal de Florença, Itália.
O ambiente em que compramos o vinho foi numa adega especializada, no andar que ficava baixo de uma série de lojas com degustação e viagens gastronômicas incondicionais das gastronomia italiana.
O clima era propício para tal aquisição.
Caminhos e Descaminhos na Itália – Audição
O Vinho foi degustado ouvindo o virtuoso pianista Joey Alexander, de 14 anos, que tem abalado o mundo do jazz com seu talento. Ouvimos Eclipse seu mais recente trabalho musical.
- Ouça Joey Alexander
O quarto era de um hotel singelo, que valorizava o design, mas, não conseguimos uma taça de cristal com a porosidade ideal para degustar o Brunello.
O copo foi um copo normal de vidro, mesmo assim, o Brunello mostrou sua força sob todos os aspectos.
Turismo na Itália – Os 04 Brunellos
Vamos degustar os quatro Brunellos que trouxemos com calma, harmonizando com uma gastronomia de primeira, realizando pesquisas prévias sobre os pratos que vão compor esta degustação enogastronômica.
O Vinho nos remete a um ritual de magia entre a bebida e a gastronomia. O vinho nos é pura poesia. E assim que pretendemos degustar estes Brunellos.
Anand Rao
Editor do Cultura Alternativa