Museus subaquáticos para conhecer pelo mundo
Museus subaquáticos estão presentes em cada vez mais destinos em todo o mundo.
A ideia de criar instalações artísticas submersas vai além do turismo e passa pela preservação do meio ambiente.
Esse tipo de atração não só estimula a conscientização ambiental, com obras que propõem aos visitantes momentos de reflexão e tratam de questões atuais, como também possibilita uma integração única da arte humana com a natureza.
Conheça alguns museus subaquáticos que são destaque pelo mundo:
Museu Subaquático de Bonito – Bonito (MS), Brasil
Nascente Azul: conheça as obras de arte do Museu Subaquático de Bonito
Parte do complexo de ecoturismo da Nascente Azul, o Museu Subaquático de Bonito é uma atração pioneira no Brasil.
Único do mundo em um ambiente de água doce, o museu reúne um circuito de esculturas submersas em um grande lago com cerca de quatro metros de profundidade.
A proposta é integrar arte e natureza, além de levar o visitante a refletir sobre temas importantes, como sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
A exposição atual, chamada CICLOS, mostra de forma crítica a relação da humanidade com a natureza através do surrealismo e de símbolos visuais.
Dois artistas naturais de Corumbá, também no Mato Grosso do Sul, assinam as obras de arte que estão expostas no Museu Subaquático de Bonito.
Denilson Oliveira foi o responsável por esculpir as peças, enquanto as estruturas de arame inoxidável, que formam os esqueletos de cada obra, foram trabalhadas por Flavio Bertini.
Museu Subaquático de Arte – Cancún, México
Entre a costa de Cancún e a Isla Mujeres, o Museu Subaquático de Arte (MUSA) é uma das atrações mais populares do destino desde sua inauguração em 2009. São mais de 500 esculturas submersas criadas em sua maioria por Jason deCaires Taylor, artista britânico que foi o precursor dessas grandes instalações artísticas no fundo do mar.
As estátuas são de cimento com pH neutro, oferecendo uma plataforma segura para o crescimento de corais.
É possível admirar as obras durante o mergulho, o snorkeling ou ainda em passeios de barco com fundo transparente. O museu é dividido em dois salões: Manchones (8 metros de profundidade) e Punta Nizuc (4 metros).
Museus subaquáticos para conhecer pelo mundo
Parque de Esculturas Subaquáticas de Granada – Granada
Criado em 2006 também por Jason deCaires Taylor, o parque é considerado o primeiro museu de arte subaquática do mundo.
Localizado na costa oeste de Granada, pequeno país do Caribe, conta com 75 obras espalhadas em 800 m², em profundidades que variam entre 5 e 8 metros. Depois de ser muito danificada com a passagem do furacão Ivan em 2004, essa área foi transformada com a instalação do Parque de Esculturas, que ajudou a proliferar novos corais e a afastar os turistas dos frágeis recifes que conseguiram sobreviver.
Museu Atlântico – Ilha de Lanzarote, Espanha
Localizado no arquipélago das Ilhas Canárias, este é o primeiro museu subaquático da Europa, instalado em 2016. São 300 esculturas criadas por Jason deCaires Taylor, a uma profundidade média de 14 metros na Baía de Las Coloradas.
Além de abrigar corais, o museu costuma atrair também tubarões, arraias, polvos, cardumes de barracudas e outras espécies.
As obras trazem mensagens atuais impactantes, como a que representa os refugiados que cruzam o Mar Mediterrâneo em busca de uma vida melhor na Europa.
Museu Subaquático de Cannes – Cannes, França
Inaugurado em fevereiro de 2021, o museu é a primeira instalação de arte de Jason deCaires Taylor no Mediterrâneo. Fica junto à ilha de Sainte-Marguerite, a uma curta distância da costa de Cannes.
Ali há seis enormes retratos tridimensionais, cada um com 2 metros de altura, esculpidos a partir de rostos reais de moradores da região. Por estar em águas mais rasas e cristalinas, o museu é ideal para ser visitado com equipamento de snorkel.
Museu de Escultura Subaquática Ayia Napa – Ayia Napa, Chipre
Também no Mediterrâneo, o Museu de Escultura Subaquática Ayia Napa (MUSAN) é ainda mais recente – foi inaugurado em agosto deste ano. Com 93 obras, muitas delas em formato de grandes árvores, o local mais parece uma densa floresta submersa.
Entre as árvores, há estátuas de crianças, que representam a necessidade de criar um futuro em que a humanidade viva em harmonia com a natureza. O museu pode ser visitado por mergulhadores ou praticantes de snorkeling.
Museus subaquáticos para conhecer pelo mundo
Museu de Arte Subaquática – Townsville, Austrália
Primeiro museu subaquático do hemisfério sul, o MOUA fica em um local particularmente especial: a Grande Barreira de Corais. A primeira instalação submersa do museu está no recife John Brewer, a cerca de 80 km da costa de Queensland, e é chamada de The Coral Greenhouse (“A Estufa de Coral”).
Criada por Jason deCaires Taylor, é uma enorme estrutura de cimento com pH neutro e aço inoxidável resistente à corrosão, na forma de uma estufa de plantas, que aos poucos será ocupada pela biodiversidade marinha.
O objetivo do MOUA é conscientizar sobre a importância da conservação dos recifes.
Museu de Arte Subaquática – Walton County (Flórida), Estados Unidos
Os Estados Unidos têm seu próprio museu subaquático desde 2018, o UMA, localizado nas águas esmeraldas do Golfo do México.
Fica a pouco mais de 1 km do Grayton Beach State Park, e agências levam os mergulhadores até o local em passeios de barco.
Assinadas por artistas de todo o mundo, novas obras são adicionadas à coleção a cada ano e instaladas a uma profundidade de quase 18 metros. Os materiais utilizados não contêm toxinas ou poluentes e ajudam no desenvolvimento de um novo recife.