NOTRE-DAME: VEJA O QUE PERDEMOS PARA SEMPRE

Notre-Dame

Notre-Dame,  a catedral gótica mais famosa de Paris, e uma das mais famosas do mundo e se tornou Patrimônio Mundial da Humanidade em 1991, foi alvo de um terrível incêndio sem precedentes no ultimo dia 15 de abril de 2019.

A construção iniciada em 1163 levou quase duzentos anos para ser finalizada e em pouco mais de 10 horas foi devastada pelas chamas. As causas do incêndio ainda não são conhecidas, mas a catedral estava em reforma e há indícios de que o acidente esteja relacionado a isso.

Com mais de 850 anos, Notre-Dame faz parte da história da civilização humana e é um referencia da arte e da cultura mundial sendo um dos monumentos mais visitados da Europa.

Veja o que perdemos para sempre

Notre-Dame já foi palco de grandes acontecimentos da história como, a Revolução Francesa, onde sofreu danos como destruição de estátuas e esculturas, sinos derretidos para fabricação de balas e chegou até transformada em templo de Culto à Razão.

Tendo as estátuas da Virgem Maria e cruzes substituídas por esculturas da Deusa da Liberdade. Resistiu fortemente à tentativa de demolição de Hitler em 1944 além das tentativas de terrorismo nos últimos anos, e permanecendo firme como símbolo do cristianismo na França e em todo mundo.

Notre-Dame também foi palco da coroação de Napoleão Bonaparte e foi descrita como um dos romances mais famosos da história: O corcunda de Notre-Dame de Victor Hugo.

Autoridades e representantes do governo ainda estão fazendo um balanço sobre a tragédia e avaliando a estrutura e as perdas. Itens como a Coroa de Espinhos, a Túnica de São Luís e o imenso Órgão foram preservados, além de estátuas que havia sido retiradas dias antes do ocorrido.

Sobre as perdas ainda não calculadas, o que se sabe é que o fogo destruiu completamente Notre-Dame, o telhado feito de madeira de carvalho (que havia sido reformado cerca de cinco anos atrás), e segundo especialistas não poderá ser recuperado.

Também parte da abóbada e a torre mais alta e fina que ficava no meio da catedral, chamada flecha, com mais de 90 metros de altura e cerca de 500 toneladas.

Algumas esculturas de mármore foram danificadas pela fumaça, assim também como quadros valiosos que conseguiram ser retirados do local. Os vitrais das rosáceas resistiram, mas ainda precisam de avaliação.

Segundo especialistas, a reconstrução da catedral de Notre-Dame pode levar décadas, mas o governo francês já está se organizando para viabilizar as obras, além das doações que já estão sendo recebidas por pessoas de todo o mundo.

Agnes Adusumilli – ʀᴇᴅᴀçãᴏ ᴅᴏ ᴄᴜʟᴛᴜʀᴀ ᴀʟᴛᴇʀɴᴀᴛɪᴠᴀ