O idoso como protagonista.

idoso

O Idoso em muitas vezes não e o protagonista na área cultural em detrimento aos mais jovens e de pele viçosa.

Conceito do Idoso

Segundo o conceito do Idoso Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. Todavia, para efeito de formulação de políticas públicas, esse limite mínimo pode variar segundo as condições de cada país.

A própria OMS reconhece que, qualquer que seja o limite mínimo adotado, é importante considerar que a idade cronológica não é um marcador preciso para as alterações que acompanham o envelhecimento, podendo haver grandes variações quanto a condições de saúde, nível de participação na sociedade e nível de independência entre as pessoas idosas, em diferentes contextos.

(Via Wikipedia)

Mas vamos aos filmes onde o Idoso são os protagonistas.

O Exótico Hotel Marigold

O filme em destaque é uma comédia britânica e traz não apenas um, mas vários idosos como protagonistas.

Um grupo de aposentados que nunca se viram, atraídos por um anúncio da internet, viajam à Índia para encontrar lazer e conforto em um “luxuoso” hotel.

Pode ser uma tarde na cadeira de balanço tricotando ou em um cruzeiro pela Europa, o importante é se sentir bem pela escolha que fez quando se afastou do trabalho.

Um Senhor Estagiário

Nesta agradável comédia, Robert De Niro interpreta Ben, um aposentado viúvo que começa a trabalhar em uma empresa após ser selecionado em um programa de estágio para idosos.

Mesmo com a idade avançada, durante todo longa o estagiário se mostra disponível para aprender mais sobre as mudanças tecnológicas que ocorrem e ainda mostra jogo de cintura ao lidar com pessoas bem mais novas.

O filme traz a realidade de muitos idosos aposentados que querem se sentir úteis e voltam ao mercado de trabalho para exercer alguma atividade, muitas vezes nem precisando do dinheiro ou só pelo prazer de ajudar.

Iris

Uma senhora idosa de 94 anos que esbanja estilo e simpatia por onde passa.

Isso é o que você pode esperar de Iris Apfel, uma idosa que trabalha com moda e arte e se sente plenamente à vontade com o jeito que escolheu de tocar a vida. O documentário mostra não apenas dicas de moda, mas relatos da sua vida e do seu cotidiano alegre e estiloso que tem com seu marido e amigos.

Redação Cultura Alternativa