Prêmio Literatura & Fechadura – 2020

Prêmio Literatura & Fechadura

Prêmio Literatura &Fechadura, convida os poetas para participar da Terceira edição.

O Prêmio Literatura & Fechadura teve sua primeira edição no ano de 2018, onde contou com centenas de inscritos, dentre eles poetas com grande atuação na poesia nacional; o Prêmio também recebeu inscrição de poetas dos continentes africano e europeu.

A 1ª edição teve como vencedor o poeta paraense Airton Souza, com o livro Anotações para um esquecido deus dentro de nós, publicado pela Editora Folheando.

A 2ª edição do Prêmio ocorreu em 2019, e teve como vencedora a poeta de São Paulo, Isabela Sancho, com a obra Olho d’água espelho d’alma. A edição teve entre seus finalistas: Nathan Souza, Marcos Vinicius Quiroga, Diego Mendes Sousa, Fabiano Fernandes Garcez, Oly Cesar Wolf, Ricardo Lacava, Inês do Canto, Leandro Rodrigues, Ilana Eleá, Marcos Samuel Costa e Íris Cavalcante.

Em 2020 acontece a 3ª edição do Prêmio. Não fique de fora, você pode ser o próximo vencedor.

REGULAMENTO DO PRÊMIO LITERATURA & FECHADURA – 2020

O presente regulamento visa receber obras literárias do gênero poesia, cuja temática será livre. O candidato ao realizar a inscrição, aceitará tacitamente as regras deste certame.

Prêmio Literatura &Fechadura

1 – FINALIDADE DA PREMIAÇÃO: Fomentar a produção literária, no gênero poesia, assim como também reconhecer e premiar por meio deste concurso, poetas com obras inéditas.

2 – PERÍODO: 25 de maio à 28 de junho de 2020

A inscrição será recebida exclusivamente pelo e-mail: premioliteraturaefechadura@gmail.com

Assunto: Prêmio Literatura e Fechadura – 2020/ Nome do candidato/ cidade/estado e país.

3 – NORMAS PARA ENVIO

3.1 – A responsabilidade pelo envio será de inteira responsabilidade do candidato, não podendo alegar desconhecimento, devendo atender integralmente ao solicitado no regulamento. Os autores postulantes ao prêmio deverão seguir as orientações abaixo sob pena de exclusão de sua candidatura.

3.2 – Apresentar uma obra em língua portuguesa atendendo o gênero poesia.

3.2 b – É vedado inserir no interior da obra: figuras, desenhos, fotos ou quaisquer outras imagens, bem como elementos pré e pós-textuais. Para o caso de constatar-se o descumprimento deste item o candidato estará automaticamente eliminado do certame, não cabendo recurso ou reenvio da obra inscrita.

3.3 – Encaminhar uma obra inédita compreendida como aquela que ainda não foi publicada integral ou parcialmente em livro impresso e/ou online. Fica vedado o envio de mais de uma obra por autor.

3.4 – Na parte superior da folha de rosto deverá conter: Prêmio Literatura & Fechadura, juntamente com o título da obra, nome do autor, cidade, unidade federativa e país.

3.5 – Respeitar a data-limite de inscrição.

3.6 – A obra deverá ser encaminhada em formato Word, fonte Arial, tamanho 12 para o corpo do texto e título 14, a obra inscrita deverá conter no mínimo 50 e o máximo de 90 páginas em A4.

3.7 – Os casos de plágio serão comunicados às autoridades competentes.

4 – ANÁLISE DAS OBRAS

O júri fará a avaliação às cegas das obras aptas para o concurso. No momento do recebimento do material será retirado o nome do autor e colocado uma numeração no livro concorrente. Não será permitido inserir no corpo do texto qualquer menção ou referência de autoria, este espaço reservado apenas na folha de rosto.

Prêmio Literatura & Fechadura

5 – ETAPAS DO CERTAME

Finalistas: novembro

Vencedores: dezembro

6 – AOS PREMIADOS

6.1 – Os vencedores deverão assinar o contrato e registrar em cartório, não podendo até a data do lançamento da obra, divulgar nenhuma parte da obra premiada, sob pena de rescisão contratual e multa.

6.2 – Primeiro lugar: 30 exemplares da obra impressa;

Assinatura de contrato com a Editora Folheando.

6.3 – Segundo lugar: 20 exemplares da obra impressa;

Assinatura de contrato com a Editora Folheando.

6.4 – A decisão da comissão julgadora é soberana, podendo até mesmo decidir sobre questões não abrangidas nesse regulamento.

Jean Narciso Bispo Moura

Curador do Prêmio Literatura & Fechadura

O Cultura Alternativa publica com frequência diversos concursos literários, caso tenha conhecimento de algum nos envie.

Concurso Literário – Pará.grafo Editora