Projeto “Ópera para Crianças: O Canto da Zona Rural” Promove Inclusão Cultural e Educação Musical nas Escolas Rurais do DF.
O inovador projeto “Ópera para Crianças: O Canto da Zona Rural” chega para transformar o cenário cultural e educacional das zonas rurais do Distrito Federal, além de democratizar e desglamurizar a música clássica. Com uma abordagem inédita, o projeto levará a música erudita brasileira a locais e públicos que tradicionalmente não têm acesso a esse tipo de manifestação artística.
Realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (LIC-DF) e patrocinado pelo Instituto Neoenergia e Neonergia Brasília, o projeto é uma iniciativa do grupo Trínor, formado pelos talentosos cantores Valdo Viana, Roger Vieira e Roney Calazans, juntamente com a Orquestra VCult. O grupo promoverá concertos gratuitos em escolas públicas localizadas em áreas rurais do DF.
Este projeto socioeducativo tem como objetivo proporcionar uma imersão cultural às crianças, ao corpo docente, aos profissionais das escolas e às comunidades locais. As apresentações ocorrem nos dias 3, 4 e 5 de julho, tanto para as turmas da manhã quanto para as da tarde. No dia 3, o grupo se apresenta na Escola Classe Rural Kanegae do Riacho Fundo I. No dia 4, é a vez da Escola Classe Rural Vale Verde, em Planaltina. Por último, será na Escola Classe Rural Jiboia, em Ceilândia.
Em cada escola haverá dois momentos: Uma apresentação com repertório barroco, romântico e renascentista e em seguida atividades com as crianças com exercícios de solfejo, canto coral e ditados rítmicos e melódicos.
Projeto Ópera para Crianças
O idealizador do projeto, Valdo Viana, destaca que a missão central é transformar vidas através da música.
“Nosso grande objetivo é oferecer às crianças experiências culturais enriquecedoras, envolvendo-as em atividades como musicalização infantil, técnicas de canto coral, percepção musical e ditados rítmicos e melódicos. Um dos momentos mais especiais será quando as crianças tiverem a oportunidade de cantar uma canção brasileira ao lado do Trínor e da Orquestra VCult”, explica Viana.
Além de promover o acesso à música erudita, o projeto também tem um forte componente de educação inclusiva e formação cidadã. As atividades propostas ajudarão as crianças a desenvolver habilidades sociais e culturais, bem como a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e a conservação dos espaços públicos.
Cultura Alternativa
O Cultura Alternativa é um Portal de Notícias
A realização deste projeto só é possível graças à parceria entre a Secretaria de Cultura do Distrito Federal e a Neoenergia, que proporcionam o apoio financeiro necessário para sua execução.
A Lei de Incentivo à Cultura do Distrito Federal (Lei Complementar Nº 934, de 7 de dezembro de 2017, e suas alterações) tem sido fundamental para viabilizar projetos que promovam a inclusão e a acessibilidade cultural.
Sobre o Grupo Trínor: São três tenores com vasto repertório, do erudito ao popular.
Sobre a Orquestra VCult: A Orquestra VCult se dedica a promover a música clássica brasileira, engajando-se em projetos que buscam ampliar o acesso à cultura e à educação musical.
Instagram: @valdoartist @vcultproducoes trinor_oficial
Contato de Imprensa: Luís Salimon 61 98267 7157