Saiba Quais os Mais Adequados Tipos de Vinho Para Acompanhar Sushi

É cada vez mais comum entre os amantes da culinária oriental a escolha de um vinho para acompanhar sushi, sashimi e os demais pratos tradicionais japoneses.

Embora não seja uma harmonização clássica, engana-se quem pensa que é impossível fazer um casamento perfeito entre eles.

Para harmonizar vinhos e sushi com maestria, basta tomar alguns cuidados com alguns ingredientes que são os grandes vilões desta combinação.

Continue lendo para tornar-se um verdadeiro ninja na harmonização de vinhos e sushi e aumente ainda mais o seu conhecimento.

 

Cuidado Com Alguns Ingredientes

Temos que ficar atentos aos 4 ingredientes que, se utilizados em demasia, podem arruinar a harmonização:

 

Saiba Quais os Mais Adequados Tipos de Vinho Para Acompanhar Sushi

 

1) Molho Shoyu

Elaborado com os grãos fermentados de soja e salgados por salmoura, o Shoyu foi inicialmente criado para conservar alimentos.

Quem é que não gosta de criar uma verdadeira banheira de Shoyu e afundar os sushis e sashimis dentro? Eu adoro.

Mas, por conta do sal presente em sua composição, este delicioso molho de sabor marcante e intenso pode amargar completamente o vinho, deixando uma sensação bem desagradável na boca.

 

2) Molho Teriyaki

Também conhecido como ‘Redução de Shoyu’, o Teriyaki é aquele molho doce e com certa textura que normalmente é colocado sobre o atum ou salmão grelhado.

É quase impossível recusar o molho Teriyaki, porém, sua textura, intensidade e doçura podem cobrir todo o sabor leve e sutil de alguns vinhos.

 

3) Wasabi ou Raiz Forte

Tempero verde e picante que interfere na percepção de sabores devido à sua característica de afetar as papilas gustativas.

O Wasabi normalmente é oferecido em forma de pasta em uma quantidade bem pequena, justamente para que você não abuse do seu uso e deixe de sentir os sabores mais delicados dos pratos e das bebidas.

 

4) Gengibre

O gengibre é um dos ingredientes que mais dificultam a harmonização com vinhos.

Seu sabor e aromas intensos, picância e acidez podem diminuir a percepção que temos da bebida.

Portanto, é muito importante utilizar os molhos e raízes com moderação!

 

Fonte vidaevinho.