Sarau Literário em Santo Amaro da Purificação na Bahia

Sarau Literário em Santo Amaro da Purificação na Bahia

Sarau Literário em Santo Amaro da Purificação na Bahia

Há anos acontece na cidade de Santo Amaro da Purificação na Bahia, o Sarau Literário, idealizado pela professora Gisele Assumpção. Mais que Sarau é um projeto literário lúdico, envolve alunos e toda comunidade da cidade.

Todos os anos os alunos da professora Gisele pesquisam sobre poetas consagrados da nossa literatura e poetas da cidade, o resultado é a formação de leitores, acolhimento de novos ou não autores em um momento único que sempre ocorre ao ar livre em uma das praças mais charmosas da Bahia.

Sarau Literário em Santo Amaro da Purificação

O tema do Sarau Literário desse ano é “O Nordeste é o Meu País”. O renascimento do Brasil através da literatura nordestina, o país que nasceu no Nordeste tem em suas artérias literárias o sotaque poético de um povo que é alma mítica do Brasil.

Não há nenhuma grande nação que tenha si tornado grande sem reconhecer seus artistas, cultura e professores como agentes decisivos na inclusão do seu povo nos caminhos da educação que transformar e liberta dos grilhões da ignorância e superstições do atraso.

Por tudo que simboliza o Sarau Literário vai além de uma pauta pedagógica escolar, é uma ação colaborativa, um movimento cultural que durante todo ano vai sendo costurado nas salas de aula, nas ruas entre pesquisas e conversas com autores até seu grande dia no qual toda cidade se sente representada por uma juventude vibrante, esforçada e consciente de que literatura é para sempre, não finda nos bancos escolares.

Todo esse despertar consciência faz do Sarau Literário um grande evento e isso só foi possível pela dedicação apaixonada da Professora Gisele Assumpção, sem seu entendimento de educação colaborativa, artística, sem seu empenho em realizar os doze trabalhos de Hércules, ou seja, enfrentar toda e qualquer dificuldade nada disso aconteceria.

Ao fim o Sarau Literário também é uma homenagem a todos os professores e professoras que não desistem da educação.

A Professora Gisele Assumpção, seus alunos e o Sarau Literário nos enchem de esperança, todos os dias há novas razões para continuarmos, um país nascido no Nordeste tem o sangue Malê dos que nos se rendem, excetuando-se para o amor, compaixão, justiça, arte e poesia que liberta.

✔ Por Ediney Santana, para o Cultura Alternativa

👉 acesse os – Artigos de Ediney Santana no Cultura Alternativa

📍 **Este texto é de responsabilidade do autor e não reflete necessariamente a linha do Cultura Alternativa. 📍